SindCT participa de encontro de candidatos com C&T

Na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, candidatos da chapa Lula/Alckmin estiveram em São José dos Campos para um encontro com cientistas e empresários do setor tecnológico. Estiveram presentes os candidatos à vice-presidência, Geraldo Alckmin, acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin, a candidata a vice-governadora, Lúcia França, e o candidato ao Senado, Márcio França.

O evento foi marcado pela participação de dezenas de cientistas, servidores públicos, ambientalistas e professores das universidades, além de vereadores, ex-prefeitos da região e candidatos a deputados estaduais e federais.

A manhã foi coordenada pelo ex-prefeito de São José, Carlos José de Almeida, que convidou o cientista Carlos Nobre e a professora da Unifesp Maria Elizete Kunkel para uma breve explanação sobre a Ciência, Tecnologia, Inovação, Pesquisa e Meio Ambiente. Em seguida, os candidatos realizaram suas falas.

Três ex-diretores do INPE compareceram ao evento: Gilberto Câmara, Leonel Perondi e Ricardo Galvão, este último agora candidato a deputado federal. O Brigadeiro Sérgio Ferolla, ex-diretor do DCTA e ex-ministro do Supremo Tribunal Militar, havia confirmado sua presença no evento, mas, por motivos de saúde não pode comparecer e enviou um representante com uma carta ao candidato Geraldo Alckmin.

O SindCT marcou sua presença ao evento com a participação de seis diretores, Fernando Morais, Acioli de Olivo, Luiz Elias, Solon de Carvalho, Sérgio Rosim e Lais Mallaco, e da jornalista do sindicato, Fernanda Soares, que realizou a entrega do livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira” aos candidatos.

Fernando Morais (presidente) e Sérgio Rosim (secretário de formação sindical) tiveram a oportunidade de conversar com os candidatos reservadamente e apresentar, mais uma vez, alguns dos principais problemas enfrentados pelas instituições públicas de pesquisa e colocaram a comunidade científica à disposição do futuro governo para a construção de políticas de investimentos e recuperação da C&T nacional.

Leia as cartas entregues pelo SindCT aos candidatos:

RECUPERAÇÃO DA C&T: Proposta deste Fórum para o governo Lula-Alckmin 2023-2026

O SINDCT apresenta uma contribuição para o governo LULA ALKMIN especificamente para a Amazônia

• Fernanda Soares é jornalista profissional, formada há 25 anos. É responsável pelas publicações Rapidinha, Jornal do SindCT e pelo canal WebTVSindCT. Em 2012 recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por sua cobertura da desocupação do Pinheirinho. É autora do livro “A solução Brasileira - História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”, publicado e distribuído pelo SindCT, de nove livros paradidáticos infantis, da editora Todolivro, e do recém-lançado "Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira", publicado pelo SindCT. Em julho de 2022, Fernanda ofereceu, gratuitamente, os direitos autorais do livro sobre a urna eletrônica ao TSE.