O candidato à presidência pelo PT e ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, participou hoje do Encontro com os Presidenciáveis, promovido pela SBPC.
O evento aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da UnB, comandado pelo presidente da SBPC, Renato Janine, com a presença da Reitora da UnB, Márcia Abraão, de dois ex-ministros, Sérgio Rezende e Aloísio Mercadante, e representantes da SBPC e da comunidade científica.
Lula foi a personalidade mais aguardada da semana. Um grande esquema de segurança precisou ser montado para organizar as pessoas que queriam participar do evento.
O SindCT conseguiu realizar o cadastro e três representantes puderam participar.
Em seu discurso, Lula declarou que está ansioso para participar das eleições e realizar um projeto de reconstrução do país. Criticou a política econômica atual, que prioriza lucros em detrimento da população.
Lula foi enfático ao assumir o compromisso de recuperar os orçamentos da Educação e da Ciência e Tecnologia, os quais considera investimentos primordiais para o desenvolvimento da nação.
O ex-presidente também fez comparações de seu governo com o governo atual. Citou o programa de transparência implementado pelo PT e como isso foi bloqueado por Bolsonaro. Prometeu, com muita ênfase, realizar um “revogaço” das leis de sigilo impostas pelo governo Bolsonaro em diversas áreas, desde o cartão coorporatativo até sua carteira de vacinação.
Lula também criticou a postura do governo em relação à pandemia de Covid e a demora na aquisição de vacinas para a população, que poderiam ter evitado a morte de milhares de brasileiros.
Lula foi ovacionado pela plateia, que aguarda o cumprimento de suas promessas, caso eleito.