Nossa história

A história do SindCT começa com a criação da Comissão de Funcionários do INPE – COFINPE.

A COFINPE teve um papel importante por colocar em um mesmo processo de organização e reivindicação, funcionários de todos os segmentos existentes no INPE.

Embora positiva, a atuação da COFINPE esbarrava no fato de ser informal, não representada em lei. Foi, então, necessário dar um passo à frente criando oficialmente Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba.

Em 30 de agosto de 1989, o fato foi consumado, numa assembleia realizada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Sem sede e sem verbas, o recém-criado SindCT foi se estruturando e enfrentando grandes desafios:

• defender a categoria (na época, apenas os servidores do INPE e do CTA)

• consolidar o Sindicato como o sério interlocutor entre os funcionários e a direção do INPE e do CTA.

• conquistar a confiança e conseguir credibilidade junto aos servidores.

Com a criação do CEMADEN, em 2011, o SindCT passou a representar também os servidores dessa instituição.

No processo de amadurecimento, o SindCT notou ser necessária a ampliação oficial de sua base territorial, pois as instituições que o sindicato representa possuem sedes em outros estados, como Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Em abril de 2011, o SindCT realizou uma assembleia no auditório do Novotel, em São José dos Campos, para realizar a alteração em seu estatuto e passou a ser um sindicato de base nacional, incorporando também os servidores da AEB em seu quadro representativo e se tornando o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial.

Tendo como princípios fundamentais, desde sua fundação, a ética, a democracia, a transparência e a legitimidade, o SindCT conquistou a credibilidade da categoria e respeito dos governos, além de uma excelente infraestrutura para atender seus sindicalizados.