Comitê de Busca para novo diretor do INPE recebe 9 candidaturas

O Comitê de Busca divulgou a lista de candidatos homologados para concorrer à direção do INPE. São eles:

Veja o currículo Lattes clicando sobre o nome do candidato.

1) Augusto José Pereira Filho (professor da USP)

2) Cleber Souza Corrêa (servidor de carreira do DCTA)

3) Clezio Marcos De Nardin (servidor de carreira do INPE)

4) Darcton Policarpo Damião (atual diretor interino do INPE)

5) Gilberto Câmara Neto (ex-diretor do INPE)

6) Luís Eduardo Antunes Vieira (servidor de carreira do INPE)

7) Nilson Gabas Júnior (ex-diretor do Museu Emilio Goeldi)

8) René Nardi Rezende (funcionário da Daher Aerospace – França)

9) Victor Pellegrini Mammana (ex-diretor do CTI Renato Archer)

Os candidatos passarão por um processo que inclui avaliação de currículo, avaliação de requisitos básicos (divulgados em edital), análise da proposta descritiva da visão de futuro para o INPE, exposição oral pública do projeto de gestão (que deve ser alinhado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2016-2022) e, por fim, entrevista individual com o Comitê de Busca.

Após a conclusão de todas as etapas descritas, o Comitê elaborará uma lista tríplice, que será encaminhada ao ministro, Marcos Pontes – MCTI. De posse da lista, o ministro tem a prerrogativa de escolher o nome do diretor do INPE dentre os três nomes sugeridos, ou rejeitar a lista, solicitando uma nova ao Comitê.

Autor

• Fernanda Soares é jornalista profissional, formada há 25 anos. É responsável pelas publicações Rapidinha, Jornal do SindCT e pelo canal WebTVSindCT. Em 2012 recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por sua cobertura da desocupação do Pinheirinho. É autora do livro “A solução Brasileira - História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”, publicado e distribuído pelo SindCT, de nove livros paradidáticos infantis, da editora Todolivro, e do recém-lançado "Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira", publicado pelo SindCT. Em julho de 2022, Fernanda ofereceu, gratuitamente, os direitos autorais do livro sobre a urna eletrônica ao TSE.