Treze alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) testaram positivo para o coronavírus ao retornar à instituição, em São José dos Campos (SP), no início da semana passada. Eles fazem parte de um grupo de 128 calouros, que foram os primeiros a retomar as aulas presenciais, paralisadas desde março.
As aulas presenciais na instituição tiveram início no dia 2 de março e foram interrompidas no dia 18 do mesmo mês. Os alunos foram dispensados e no dia 22 de abril, as aulas foram retomadas no formato on-line e a instituição planejou um retorno gradual escalonado por ano. Até o momento, somente os alunos do primeiro ano retornaram.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que todos os que testaram positivo “estão assintomáticos ou apresentam sintomas leves e permanecem isolados, recebendo o devido acompanhamento médico e psicológico”.
Para o retorno das aulas, o ITA instalou totens com álcool em gel, confecção de máscara de proteção facial, além da criação de um plano de voo para recolher os alunos.
Para evitar chances de contágio pela Covid-19 dentro do DCTA, onde fica a instituição em São José dos Campos, aviões da FAB buscaram os alunos. Após a chegada, tiveram que passar pelo exame clínico e descontaminação de seus pertences, além disso, cada aluno ficará sozinho em cada dormitório e não poderá receber visitas.
Preparo
Em julho o ITA também passou por ações de desinfecção realizadas pelo 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN), do Rio de Janeiro.
ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL