Empresa americana vence licitação para fornecer novo supercomputador ao Inpe

Equipamento deve ficar em Cachoeira Paulista, no interior de SP. Valor da aquisição foi de R$ 25 milhões, segundo o Inpe.

Por g1 Vale do Paraíba e Região

09/09/2024 20h42

Ficou definido, na noite desta segunda-feira (9), o resultado da licitação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a aquisição de um novo supercomputador.

De acordo com o resultado, a vencedora do edital foi a empresa americana HPE-Cray. O valor final da aquisição divulgado pelo Inpe é de R$ 25 milhões.

No entanto, a expectativa é que o instituto desembolse R$ 200 milhões em todo o projeto, que além do supercomputador, também inclui a construção de uma usina de energia solar que vai tornar esse o primeiro supercomputador sustentável do mundo e melhorias que devem ser aprimoradas na máquina.

De acordo com o edital, o equipamento será instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Cachoeira Paulista (SP). A abertura das propostas aconteceu quase um mês depois da previsão inicial do edital.

Inicialmente, as propostas seriam conhecidas no dia 14 de agosto, mas teve o prazo adiado para o dia 26 do mês passado. Em seguida, o Inpe alterou a data para esta segunda-feira (9).

O Inpe disse ainda que a aquisição do novo supercomputador é considerada “fundamental” para aprimorar os serviços já realizados – saiba mais abaixo.

O novo supercomputador permitirá ainda atualizar as capacidades do Inpe para a geração de cenários de mudanças climáticas, utilizados nas Comunicações Nacionais do Brasil à Convenção do Clima, por exemplo.

Edital

Ainda segundo o Inpe, a aquisição contempla entrega, operacionalização, transferência de conhecimento das tecnologias utilizadas, documentação e garantia da solução adquirida.

“A aquisição do supercomputador é considerada condição fundamental para o aprimoramento dos modelos numéricos, produtos meteorológicos e climáticos atuais, além do desenvolvimento de novos produtos que permitam simulações mais precisas, centrais para as previsões de tempo, clima e ambientais e para o estudo da mudança do clima”, disse.

A compra do supercomputador é um desejo antigo do Inpe. Ao g1, em março do ano passado, o Instituto disse que previa investir R$ 200 milhões na compra da ferramenta.

O objetivo apontado à época era para a ampliação e a melhoria do serviço de previsão do tempo, além de alertas sobre desastres naturais, como o que ocorreu em São Sebastião, no Litoral Norte de SP, em fevereiro do ano passado.

Ver matéria original