Servidora do Cemaden, Maria Rosário, é homenageada em livro Mulheres da Comunicação
Servidora do Cemaden, Maria Rosário, é homenageada em livro Mulheres da Comunicação

Servidora do Cemaden, Maria Rosário, é homenageada em livro Mulheres da Comunicação

Maria Rosário Orquiza iniciou suas atividades no Cemaden como assessora de comunicação na carreira de Analista em Ciência e Tecnologia-Comunicação em 2014, no primeiro processo seletivo por concurso público,  na área  vinculada à Coordenação de Relações Institucionais da unidade de pesquisa.

Rosário, como é chamada pelos colegas, é graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Metodista de SP, tem Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CEUB-Brasília e Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP/SP.

Paulistana de origem,  atuou, desde o ano de 1982,  como servidora pública municipal, estadual e federal, nas áreas de Comunicação e de Educação nos estados de Goiás, Mato Grosso e, atualmente, em São Paulo.

Em reconhecimento ao seu trabalho, foi homenageada por fazer parte na bionota, como uma das pioneiras na região de Mato Grosso. O livro traz um histórico da implantação de universidades de Comunicação no Centro-Oeste.

O lançamento do livro será hoje (30 de abril), às 10h, de forma virtual e contará com uma palestra do diretor da Fundação Friedrich Ebert Stiftung para a América Latina e Caribe, que organiza a coleção.

Para ler o livro, clique aqui

Publicado no site da UFMT:

A obra integra a coleção latino-americana “Mujeres de la Comunicación”, e tem como foco registrar e valorizar o protagonismo feminino na consolidação do campo da comunicação no Brasil e na América Latina. No Brasil, o projeto será composto por cinco volumes regionais, sendo o da Região Centro-Oeste o primeiro a ser publicado. 

Em Mato Grosso, o livro destaca a trajetória de 14 professoras que atuaram ou ainda atuam em universidades públicas do estado, como a UFMT (Cuiabá e Araguaia) e a Unemat (Tangará da Serra), com relevante contribuição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. São elas: Sonia Zaramella, Maria Helena Antunes, Katia Meireles, Mariângela Lopez, Marluce Scaloppe, Janaina Capobianco, Maria Rosário Orquiza, Lucia Helena Possari, Vera Lucia Lopes, Claudia Moreira, Andrea Fernandez, Luciana Borges, Débora Tavares e Hélia Vannucchi.

A coordenação nacional do projeto é realizada pelas pesquisadoras Nilda Jacks, Lírian Sifuentes e pelo professor Guilherme Libardi. Já a coordenação regional do Centro-Oeste ficou sob responsabilidade do professor Benedito Dielcio Moreira (UFMT), da professora Dione Oliveira Moura (UnB) e da professora Márcia Gomes (UFMS). As bionotas que compõem o volume foram redigidas por pesquisadoras da UFMT (Cuiabá e Araguaia) e da Unemat.

*Com redação Juliana Michaela L. Vieira – jornalista do IFMT e doutoranda do PPGECCO/UFMT, com informações do livro “Mulheres da Comunicação – Região Centro-Oeste”.