Caça às bruxas no Inpe?
Caça às bruxas no Inpe?

Caça às bruxas no Inpe?

No último dia 15 de setembro de 2020, em entrevista ao G1, o VP General Mourão fez a seguinte declaração: “Não é o Inpe que está divulgando, é o dr. Darcton [Policarpo Damião] lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não. É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”. (Guilherme Mazui, G1 — Brasília).

Isso é muito grave! A tradução simples desta declaração é que está aberta a temporada de caça às bruxas dentro INPE. Indica ao Diretor interino que é hora de apresentar culpados internos. Colegas serão caçados!

É preciso, mais uma vez e quantas vezes forem necessárias, reafirmar que o INPE é uma instituição de estado. No INPE não há oposição ou situação, há ciência de excelente qualidade. Quem fala pelo INPE são os dados e a melhor ciência usada para produzi-los. Fora disso, o que temos é uma tentativa de ideologização de um debate que tem por base os dados como representação dos fatos dentro dos marcos da melhor ciência.

O alerta vermelho apareceu! Vão buscar culpados dentro da instituição, construir narrativas de antipatriotismo, de esquerdismo etc.

O objetivo será espalhar o medo como instrumento para construção do silêncio. Reagir a estes tempos obscuros demandará de cada INPEANO o compromisso com a sociedade brasileira e com a verdade.

Não se envolva na criminalização do seu colega, se afaste disso.

Denuncie qualquer tentativa de consolidação desta caça às bruxas iniciada com esta fala do VP.

É possível que o General esteja se referindo ao ex-diretor do INPE, Gilberto Câmara, que recentemente, em entrevistas a vários jornais, afirmou que o governo não possui políticas de combate às queimadas que acontecem em todo o país.

Câmara rebateu a fala de Mourão através de sua conta no Twitter:

Bom dia, @GeneralMourao. Primeiro: não faço oposição ao governo, defendo o Brasil tanto quanto você. Segundo: não trabalho mais no INPE. Terceiro: em Ciência, quem tem cinco estrelas sou eu.”

Twitter Gilberto Camara para vice-presidente Mourão
Twitter Gilberto Camara para vice-presidente Mourão

Em menos de 24 horas, o tuíte de Câmara atingiu 16,5 mil curtidas, 4 mil retuítes e quase 500 comentários.