Dia do trabalhador e da trabalhadora nos tempos de coronavírus

A classe trabalhadora sempre foi responsável por gerar a riqueza do país. Porém, essa mesma classe que não tem acesso à riqueza, que fica nas mãos de 1% dos brasileiros, hoje é a que mais está se sacrificando por causa da crise do coronavírus. Muitos passam por dificuldades, em especial os trabalhadores de hospitais, limpeza pública, supermercados, farmácias e demais serviços essenciais. Esses profissionais colocam em risco suas vidas e de seus familiares, para atender a população, que sempre sofreu com as imensas desigualdades do país (o Brasil é o segundo maior país desigual do mundo!).

Um exemplo desse grave cenário é a situação trágica do SUS e de seus trabalhadores enfrentam nessa pandemia. É comum vermos notícias nos jornais de falta de leitos, de médicos, de hospitais… Há anos o SUS vem sendo sucateado propositadamente e difamado para, posteriormente, ser privatizado e entregue aos interesses de quem visa apenas o lucro e não a vida. Em tempos de pandemia, o caos na saúde pública têm se agravado, como é o caso de Manaus, que precisou contratar caminhões frigoríficos para armazenar corpos das vítimas do Covid-19.

Não muito distante, a nossa área, a espacial, também temos muito a que almejar. A classe trabalhadora sofre com a ausência de estímulos, com discriminação (onde o governo chama o servidor de parasitas), com falta de verbas para projetos, com falta de verbas até para manter serviços de limpeza nos institutos de pesquisa. Mais triste ainda é saber que muitos servidores públicos, que poderiam trabalhar em sistema de home office, optaram por continuar nos institutos para não perder o pagamento dos adicionais de periculosidade ou insalubridade, essenciais na remuneração desses profissionais.

No comércio, em sua maioria fechado devido à pandemia, não faltam casos de demissões. Para os trabalhadores informais, a demora e a burocracia para conseguir receber um auxílio de apenas 600 reais.

No momento em que o trabalhador brasileiro mais necessita de ajuda, é abandonado por muitos empregadores e pelo governo.

Nós, do SindCT, queremos homenagear todos trabalhadores do Brasil, em especial os nossos servidores. E fazemos um apelo: fiquem em casa! Tenham paciência, isso vai passar!