Em defesa do INPE – Ato Público 15 de junho (quarta)

Por um monitoramento de biomas brasileiros isento de opiniões político partidárias

O Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – SindCT vem a público repudiar os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

Não é a primeira vez que Bolsonaro desqualifica o trabalho do INPE, pretendendo destituir o INPE da missão de monitoramento de vários biomas.

Além de desacreditar o trabalho realizado, com excelência, há mais de 30 anos, Bolsonaro também imputa ao INPE culpa pela ineficácia de seu governo em deter o desmatamento da região amazônica.

O INPE não tem poder de polícia, não é esta a sua missão institucional. É dever do Estado acionar os sistemas de proteção, IBAMA e órgãos estaduais para o meio ambiente (OEMAs) e respectivas polícias florestais, alocando fiscalização, repressão, meios de apreensão de equipamentos, multas e outros recursos coercitivos do desmatamento apontado.

(Leia aqui como funcionam os serviços de monitoramento do INPE)

Desde o início de seu governo, Bolsonaro e seus ministros do Meio Ambiente defendem que o sistema privado disponibiliza imagens de melhor definição, mas não apresentam argumentos científicos que desabilitem as imagens fornecidas pelo INPE e seus sistemas de geoprocessamento.

As intenções da desqualificação do trabalho de uma instituição pública de pesquisa são evidentes: o governo prepara terreno para a privatização do monitoramento dos biomas brasileiros.

Neste mês, soma-se à onda de ataques ao INPE a criação de uma Câmara Consultiva Temática, composta por membros do governo, para qualificar o que pode ser considerado desmatamento e/ou incêndio florestal.

A composição dessa Câmara deixa de fora a principal instituição pública de monitoramento de biomas, o INPE!

Tão simples quanto 2 + 2, essa atitude do desgoverno Bolsonaro possui objetivo claro: mascarar a real taxa de desmatamento no país.

A favor da verdade, por um monitoramento isento, repudiamos a criação da Câmara Consultiva Técnica sem a participação do INPE e conclamamos servidores do Instituto e sociedade em geral para a defesa da instituição.

Participem do Ato Público

na próxima quarta-feira, 15 de junho,