Mensagem de fim de ano

Prezados servidores e servidoras,

Primeiramente a diretoria deste sindicato deseja que todos e todas tenham um bom natal, cheio de paz, com um bom final de ano e que o ano de 2023 venha com novas esperanças e anseios que se delineiam para o horizonte próximo.

O SindCT, junto com o FÓRUM de C&T, tem trabalhado recentemente no sentido de estar próximo a elementos do novo governo que, a partir de 1o de janeiro próximo, assume a condução do país, para apresentar os inúmeros pontos de interesse e de necessidade do servidor público, das instituições de C&T e da ciência e tecnologia no geral.

Após o primeiro turno das eleições presidenciais procuramos os assessores mais próximos do candidato progressista, bem acessível, para entregar nossos pleitos.

Ao fim do segundo turno estivemos em contato com diversos membros da equipe de transição para aprofundarmos e consolidarmos nossas sugestões e reivindicações. Sempre fomos bem recebidos e nosso material foi lido e certamente anexado aos documentos que compõem o relatório da equipe.

Reivindicação salarial, recomposição do orçamento dos institutos, reposição do quadro de pessoal das unidades de pesquisas e dos órgãos de C&T, Amazônia, desmatamento, reestruturação de Unidades de Pesquisas – UPs, comitês de busca e inúmeras outras argumentações, todas elas bem lastreadas e discutidas.

Continuaremos nesta luta procurando abrir e conquistar espaços e inserindo o SindCT nas discussões das questões de interesse do servidor.

Juntamente com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE, com a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – CONDSEF e com o FÓRUM de C&T (do qual o SindCT faz a secretaria executiva) estivemos no congresso, nos grupos de trabalho do funcionalismo, da C&T e outros. O FONASEF reuniu-se com o relator do orçamento de 2023 e ele afirmou que há previsão de reajuste para o servidor federal. (nossa perda acumulada está em torno de 72%, desde o golpe de 2016 quando o vice-presidente que assumiu não cumpriu o acordo estabelecido entre o governo e o FÓRUM de C&T, nem tampouco o candidato eleito em 2018).

Com a posse do novo presidente em 10 de janeiro de 2023 passaremos a buscar audiências com ministros e secretários de ministérios, bem como no Congresso Nacional, onde somos conhecidos e respeitados, para defender os interesses da categoria.

E assim fazemos nossa luta.

Um bom Natal e um 2023 com lutas e resultados positivos para todos!