Nota de solidariedade à Dra. Lubia Vinhas
Nota de solidariedade à Dra. Lubia Vinhas

Nota de solidariedade à Dra. Lubia Vinhas

O Diário Oficial da União publicou hoje a exoneração da Dra. Lubia Vinhas, pesquisadora do INPE, de sua função de Coordenadora Geral de Observação da Terra (CGOBT). Lubia foi escolhida para a posição através de um comitê de seleção estabelecido na forma do atual e vigente Regimento Interno. Como o Dr. Ricardo Galvão ela foi apeada do cargo em plena vigência de seu legítimo mandato:s ua posição, em princípio definida para um mandato de 4 anos, foi encurtada para 2 anos e 3 meses pela direção atual do INPE que, da interinidade passou, de fato, à intervenção. 

Sem conseguir ainda impor um novo Regimento, urdido em segredo e que aponta para a construção de verticalização na estrutura e o desmonte de todas as instâncias de maior participação da comunidade, como os Comitês Assessores, o expediente usado foi uma portaria de exoneração. Elegância, é claro, não se poderia esperar do interventor, mas esperávamos, ao menos, dos colegas que orbitam sua gestão. 

Parece que a natureza da intervenção contamina o comportamento de todos que se associam a ela. A Dra. Lubia Vinhas fez um excelente trabalho frente a uma área que está em constante zona de atrito com o Governo Federal, uma vez que as questões relativas à Amazônia passam (passavam?) pela CGOBT. 

Como escreveu uma importante Pesquisadora da CGOBT e, como não podemos fazer melhor, aqui publicamos: “[…] convivi com uma pessoa leal, íntegra, destemida e capaz de lutar pelas coisas em que acredita. Nem sempre nossas posições coincidiram, mas foi admirável a forma como conduziu o embate da GOBT com o MMA, demonstrando profunda sabedoria e destemor, pacificando os ânimos quando necessário, mas mantendo-se firme na defesa da equipe e da qualidade dos dados por ela produzidos. Isso não é pouco. E nas nossas lutas, o que conta é o que nos edifica, é saber que combatemos o que julgamos ser o bom combate, o combate por um planeta saudável, por um país justo e democrático. Podem lhe tirar o cargo, mas não lhe tirarão a dignidade, o conhecimento que adquiriu e o respeito que temos por você. Isso lhe pertence, e não é pouco.” 

O SindCT rende as homenagem e solidariedade à Dra. Lubia Vinhas