Pesquisa falsa em nome do Datafolha clona celular
Pesquisa falsa em nome do Datafolha clona celular

Pesquisa falsa em nome do Datafolha clona celular

Quando se trata de golpe, não podemos nunca subestimar a inteligência dos golpistas. Cada vez mais elaborados, os golpes hoje são realizados por celular e utilizam algum assunto que esteja bem atual.

O golpe da vez é uma suposta pesquisa sobre o COVID-19, falsamente atribuída ao Instituto Datafolha.

Os termos utilizados para a “pesquisa” são bem técnicos, a linguagem imita bem a linguagem utilizada pelos institutos de pesquisa. Além de fazer perguntas pessoais como, por exemplo, nome, idade, profissão, faixa salarial, ao final da entrevista, “pesquisador” envia um código para o celular e solicita ao entrevistado que confirme esse código.

De posse do código enviado, os golpistas conseguem clonar o whatsapp (e as vezes até todo o sistema do celular, incluindo dados bancários).

Na internet, o número de golpes após o início da pandemia do corona vírus está 5 vezes maior. É o que mostra essa reportagem do Bom Dia Brasil: https://globoplay.globo.com/v/8465860/ 

Portanto, fiquem atentos!

Autor

  • Fernanda Soares é jornalista profissional, formada há 25 anos. É responsável pelas publicações Rapidinha, Jornal do SindCT e pelo canal WebTVSindCT. Em 2012 recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por sua cobertura da desocupação do Pinheirinho. É autora do livro “A solução Brasileira - História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”, publicado e distribuído pelo SindCT, e de livros paradidáticos infantis, da editora Todolivro.