Veja como realizar a PROVA DE VIDA

Atenção!

Desde o dia 1º de julho de 2021, a Prova de Vida anual voltou a ser obrigatória.

Quem não realizou a comprovação entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, deverá fazê-la o quanto antes, para não ter o pagamento do benefício suspenso!

Para orientar a todos, preparamos um calendário bastante simples! Consulte a data para a realização da sua Prova de Vida:

Calendário Prova de Vida - Poder Executivo Federal

Feito issoescolha uma das duas opções a seguir para fazer a Prova de Vida:

1) Prova de Vida Digital, por meio de aplicativo no celular.

Para a Prova de Vida Digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e GOV.BR .

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo GOV.BR. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, através do serviço Prova de Vida disponível no aplicativo. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

Para saber mais sobre como fazer a Prova de Vida Digital, acesse aqui.

2) Comparecer presencialmente, munido de documento de identificação com foto, a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento.

Acompanhe tudo pelo SouGov.br!

Independentemente da opção escolhida para realizar a Prova de Vida, o aposentado, pensionista ou anistiado político pode acompanhar a sua situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo no celular como pelo computador. Em qualquer desses canais é possível também obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da Prova de Vida.

Se está com dúvidas sobre o acesso ao SouGov.br, assista aos vídeos com o passo a passo para se conectar.

Além da Prova de Vida, o SouGov.br disponibiliza outros 12 serviços digitais exclusivos para aposentados, pensionistas e anistiados políticos da Administração Pública Federal!

E vem mais novidades SouGov.br! Assista ao evento virtual que lançará novos serviços, no dia 22 de outubro, às 14h30, pelo Canal do ME, no YouTube: www.youtube.com/mpstreaming .

Conteúdo original publicado em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov/prova-de-vida