A festa do Trabalhador

Dia de comemorações e lutas

Participe da caravana para São Paulo!

Na próxima segunda, 1º de maio, é comemorado em mais de 80 países o dia do Trabalhador. Uma homenagem aos trabalhadores estadunidenses mortos durante manifestação pela redução de jornada, fato conhecido como O Massacre de Chicago.

Como em anos anteriores, a maior comemoração acontecerá na cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

A festa é organizada pelas centrais sindicais, com apoio e participação de sindicatos da capital e do interior.

Sindicatos de São José dos Campos estão organizando uma grande caravana, saindo da Associação dos Aposentados (próximo à Rodoviária Velha) às 9h horas, com retorno previsto para 16h (saída de São Paulo).

Servidores do INPE, DCTA, Cemaden e AEB que queiram participar dessa festa, devem fazer sua inscrição até as 15h desta sexta, 28 de abril, enviando nome completo, telefone, RG e CPF para 99681-8464. É permitida a inscrição de um acompanhante por servidor.

A comemoração do 1º de Maio carrega um forte simbolismo para os trabalhadores brasileiros depois de o país estar por quatro anos sob o comando de Jair Bolsonaro, que atacou o movimento sindical, as instituições públicas de pesquisa científica, retirou direitos trabalhistas, promoveu o desmonte das estatais e ainda diminuiu investimentos públicos em áreas sociais, como a saúde, a educação e a moradia popular.

A escolha do local também carrega uma importante história, já que o Vale do Anhangabaú foi palco de protestos como o de 16 de abril de 1984, que reuniu um milhão e meio de pessoas nas ruas exigindo o fim do regime militar no Brasil e eleições diretas para presidente.

Reivindicações das centrais sindicais

Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, as centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário-mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas. São elas:

• Fortalecimento das negociações coletivas
  • Mais empregos e renda
  • Fim dos juros extorsivos
  • Política de valorização do salário-mínimo
  • Direitos para todos
  • Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
  • Fortalecimento da democracia
  • Aposentadoria digna
  • Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
  • Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
  • Contra o assédio moral, a violência e o racismo
  • Revogação do “Novo” Ensino Médio
  • Desenvolvimento econômico e social
  • Regulamentação do trabalho por aplicativos
  • Em defesa das empresas públicas

Atrações

O evento deste ano promete ser marcante, tendo a presença confirmada de líderes sindicais e até do atual Presidente da República, Lula.

Além desses, algumas atrações musicais já foram confirmadas:

• Zé Geraldo

• Leci Brandão

• Toninho Geraes

• Almirizinho

• MC Sofia

• Edi Rock

•Dexter.

O evento conta ainda com a performance do grupo bloco Ilú Obá de Min e a discotecagem da DJ Maria Teresa.