Acidente com VLS completa 18 anos

Era 22 de agosto de 2003. A equipe do DCTA estava animada, realizando os últimos ajustes para o lançamento do Veículo Lançador de Satélites – VLS em Alcântara, no Maranhão. Trabalhavam pela realização de um sonho: o Brasil ser capaz de lançar seus próprios satélites!

Um incêndio destruiu esse sonho. E levou, junto com o VLS, 21 vidas de importantes servidores, que se dedicavam à realização deste trabalho, enfrentando todas as adversidades com as quais a operação se defrontava.

Nesse 22 de agosto de 2021, 18 anos após o acidente, familiares e amigos se reunirão mais uma vez no Memorial Aeroespacial Brasileiro – para homenageá-los.

O encontro será no mesmo horário do acidente: às 13h26min.

A ideia dessa homenagem nasceu de um irmão e amigo, Roberto Pereira (irmão de um dos servidores vitimados nessa tragédia, José Eduardo Pereira) quando, no aniversário do 1º ano, numa homenagem solitária, exatamente na hora do acidente, às 13h26, ele queimou 21 fogos de artifício junto ao monumento, como se quisesse lembrar com os estrondos, a quem pudesse ouvi-los, que nossos heróis nunca serão esquecidos!

A partir de então, essa homenagem solitária foi transformada em um momento de reencontro de familiares e amigos para juntos, numa corrente única, homenagearmos os heróis de Alcântara.

Nos primeiros anos, esses encontros eram marcados por uma mistura de tristeza, revolta, sensação de abandono, um sentimento de incredulidade, de inconformismo, com uma enorme necessidade de estarmos juntos, como se fizéssemos parte de uma mesma família, como se buscássemos consolo e amparo uns nos outros!

Os anos foram passando, o círculo foi aumentando, as novas gerações crescendo e hoje esse dia se transformou num momento de confraternizar, de sabermos uns dos outros, de trocar experiências, de chorarmos as dores eternas, de festejarmos as vitórias e, assim, como se nos reuníssemos com eles, em encontro marcado, compartilhando com eles nossas conquistas. Essa união, nos deu forças para continuar, para seguir em frente e, também, para nos unirmos para nunca, jamais, deixar que a morte de nossos heróis tenha sido em vão”, conta Dóris Cezarini, viúva de uma das vítimas do acidente.

Ao longo desses 18 anos, o SindCT permaneceu ao lado das famílias, oferecendo todo o tipo de apoio necessário. “O acidente com o VLS foi um choque para todos nós. As famílias perderam seus entes queridos, nós perdemos amigos, o DCTA, o país e a ciência perderam profissionais altamente capacitados. O sindicato se preocupa com todos os aspectos envolvidos nessa questão e permanecerá à disposição dos familiares das vítimas, sempre que for requisitado”, afirma o presidente do SindCT, Fernando Morais.

A homenagem será realizada, como todos os anos, no Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB (ao lado do aeroporto de São José dos Campos – na Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/no., tel. 3947-3046, acesso pela avenida dos Astronautas) no dia 22 de agosto de 2021, com início das homenagens às 13h00 e queima dos 21 fogos com início às 13h26min.

Devido à pandemia do coronavírus, é necessário o uso de máscara e o distanciamento social.

Compareçam e participem dessa homenagem aos nossos amigos:

Amintas Rocha Brito

Antonio Sergio Cezarini