Congresso aprova PLN 2/23 e reajuste dos federais poderá ser pago em junho

O projeto vai a sanção presidencial. O objetivo é garantir que o percentual de 9% seja aplicado nos contracheques de maio com pagamento a ser feito em junho assegurando prazo apontado no acordo firmado com a categoria.

O Congresso Nacional aprovou na tarde dessa quarta-feira, 26, o PLN 2/2023 que possibilita concessão de reajuste linear de 9% a servidores federais ativos, aposentados e pensionistas da Lei 8.112/90. O projeto vai a sanção presidencial. A expectativa é de que seja sancionado pelo presidente Lula já amanhã para que o governo envie, conforme compromisso, uma medida provisória (MP) ao Congresso autorizando o reajuste. O PLN 5/2023 que assegura o piso salarial da enfermagem também foi aprovado.

Seminário inicia debate da Campanha Salarial 2024

Ainda essa semana, nos dias 28 e 29, servidores iniciam em seminário realizado pelo Fonasefe, do qual a Condsef/Fenadsef faz parte, o processo de debate que levará a mobilização e luta da Campanha Salarial 2024. O trabalho em defesa da valorização dos servidores e serviços públicos é permanente. “O futuro promete que no diálogo e na negociação a gente avance e melhore nas conquistas e resgate do serviço público e do funcionalismo” pontuou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação.

Autor

• A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) foi criada em 1990, após três Congressos consecutivos de servidores públicos federais, com a participação de delegados sindicais de todo o Brasil e diversas entidades.