C&T NA LUTA PELA REPOSIÇÃO SALARIAL

CHEGA DA CLASSE TRABALHADORA PAGAR A CONTA

O Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Servidores das Carreiras de Ciência e Tecnologia, que atua em sintonia com o Movimento Nacional dos servidores públicos e tendo em vista a grande mobilização que está sendo organizada neste momento, em virtude das enormes perdas salariais acumuladas, principalmente a partir do golpe de 2016, vem a conclamar as servidoras e servidores dessas carreiras para participarem das lutas da Campanha Salarial 2022.

É sabido por todas e todos que a Emenda Constitucional 95/2016, (emenda do fim do mundo, conforme se constata), congelou os salários de todo o serviço público bem como as receitas das atividades essenciais para a população, como ciência, tecnologia, educação, saúde, cultura e assistência social, em uma absurda opção de gestão dos governos pós-golpe de 2016, onde para “eles”, é o povo que deve sofrer os severos sacrifícios para manter o pagamento dos juros da dívida pública, este, não congelado, que aumenta ano a ano e sem controle).

Essa opção preferencial para proteger o sistema financeiro especulador ameaça cada vez mais todas as instituições públicas, sem recursos para realizarem suas atividades, sem concurso para reporem a mão de obra que envelhecida, que se aposenta ou morre.

A isso, soma-se a enorme defasagem salarial, que aumenta as incertezas na vida daquelas e daqueles que, de dentro, precisam lutar contra esse plano de destruição do país em ora curso. Assim, já é mais que a hora de lutarmos pela derrubada dessa Emenda Constitucional 95, derrubada esta que é fundamental para a luta por uma verdadeira correção dos nossos salários – congelados desde o último aumento, em 2017 – e para a sobrevivência maior de todo serviço público.

Já são 5 anos sem qualquer reajuste, que se somam aos reajustes insuficientes (menores que as perdas inflacionárias) obtidas nos anos anteriores. Segundo levantamento realizado pelo Fórum de C&T, realizado com o apoio da assessoria do Dieese, as perdas salariais acumuladas desde janeiro de 2017 já ultrapassam os 62%. A gravidade dessa situação nos obriga a todas e todos que fazemos parte das carreiras de C&T a iniciarmos essa luta. Não se trata só de salário: trata-se de uma luta por dignidade e pela valorização de nossos trabalhos.

O resgate de todas essas perdas só se dará após uma longa caminhada.

Como primeiro passo, a luta unificada com as demais carreiras do serviço público – irmanados que estamos nessa trajetória de perdas – é essencial.

Assim, vimos conclamar a adesão de nossas bases à pauta emergencial, elaborada por e para todas as categorias pelas entidades nacionais do funcionalismo público, e às ações em defesa dessa pauta.

Eis as Informações gerais sobre tal pauta Nacional, e ações propostas que serão implementadas em suas possibilidades, pelas entidades que compõem o Fórum de C&T:

– reajuste linear em 2022 de 19,99%, nos salários de todo funcionalismo público;

– retirada da PEC 32, sobre a reforma administrativa, da pauta do Congresso Nacional;

– revogação da Emenda Constitucional 95 que congelou nossos salários.

O calendário dessa mobilização, prevê:

– dia 02 de Fevereiro, Atos Públicos nos Estados e caravanas para Brasília;

– de 14 a 25 de Fevereiro – decretação de estado de greve e realizações de assembleias;

– dia 09 de Março, indicativo de greve geral do funcionalismo público, caso o governo não atenda nossas reivindicações.