Exposição do SindCT foi sucesso de público em Curitiba

A Expo Amazônia Vive foi desenvolvida espacialmente para a SBPC Jovem 2023, da 75a Reunião Anual da SBPC

A Exposição AMAZÔNIA VIVE, realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – SindCT e apresentada em Curitiba, de 23 a 29 de julho, durante a 75a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, foi um sucesso. Superou a todas as expectativas, dos proponentes e dos organizadores da Tenda Jovem, onde ela se localizou, e do público em geral.

Os milhares de visitantes que acorreram ao nosso estande (estudantes, gestores, cientistas, professores, ministros, ex-ministros e populares) tiveram a oportunidade de obter informações, ter experiências de imersão em ambientes virtuais de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, dialogar com uma equipe altamente capacitada, descobrir o papel de instituições públicas que estudam, monitoram e protegem a Amazônia, seus recursos naturais e seus povos originários. Mas também foram brindados com lembranças e até posaram para um caricaturista muito competente.

Saímos deste evento com a convicção que alcançamos as metas que nos propusemos:

1. Mostrar para a sociedade a importância do bioma Amazônico, como vital para a vida na Terra.
  2. Denunciar os crimes que recentemente foram cometidos contra a floresta e seus habitantes, como a explosão do desmatamento, o garimpo ilegal, a invasão de reservas indígenas, o descaso com os povos que nela habitam e as queimadas descontroladas.
  3. Realçar o importante papel de instituições como o INPE, INPA, CEMADEN, IBAMA, MPEG e outras no estudo, monitoramento e defesa da floresta amazônica, de seus rios e de seus habitantes. Neste contexto, destacamos o trabalho qualificado e comprometido dos servidores destas instituições, que mesmo sob o ataque do governo passado, não se calaram e continuaram mostrando verdades inconvenientes
  4. Despertar nos visitantes, crianças, jovens e adultos, uma consciência ambiental e a necessidade de manter a Amazônia como um bioma preservado e sustentável.

Não poderíamos deixar de registrar o agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que a Exposição AMAZÔNIA VIVE tenha alcançado o reconhecimento geral. Primeiramente, nosso pleito de gratidão ao deputado federal Alencar Santana, que destinou emenda parlamentar via SOFTEX/MCTI para que pudéssemos arcar com grande parte dos custos envolvidos. Mais uma vez Alencar se mosrtea como um ardoroso defensor de nossa área de C&T. Nossos agradecimentos à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), FIPECQ VIDA e FIPECQ PREVIDÊNCIA, IBAMA, INPA e TBN Grafácia, por acreditarem em nossa proposta e nos apoiarem.

O sucesso alcançado se deveu, em grande parte, ao material lá exposto, de altíssima qualidade. Aqui citamos e agradecemos às empresas que produziram todo o conteúdo oferecido ao público: Pindorama Filmes (Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil), produtora do filme AMAZÔNIA VIVA), Gráfica TBN, Plot Sudio, MetaSul Verso, CometaBR.

Nossa gratidão à SBPC por nos ter convidado mais uma vez para participar de sua Reunião Anual e à Comissão Organizadora da UFPR por nos ter cedido o estande na Tenda Jovem.

Por último, mas fundamental para o sucesso obtido, foi o trabalho, quase de sol a sol, da equipe de funcionários do SINDCT, que mais uma vez mostrou seu comprometimento com as causas defendidas pelo nosso sindicato.

Também agradecemos ao trabalho incansável do artista gráfico Zeco Rodrigues, que, além de ter ilustrado a cartilha AMAZÔNIA VIVE, que foi distribuída como brinde, desenhou uma quantidade incrível de caricaturas dos visitantes, tornado-se um dos atrativos do estande.

Agradecimento especial ao jornalista Julio Cancellier, por ter colaborado na concepção da exposição, no design, na contratação de serviços e equipamentos, na montagem do estande e no desenvolvimento da jóia da exposição: o METAVERSO DA AMAZÔNIA. Além de ter sido o instrutor dos visitantes na imersão em ambientes de Realidade Virtual.

As metas foram alcançadas e superadas. Mas queremos mais. Podemos mais. A próxima Reunião Anual da SBPC, em julho de 2024, acontecerá em Belém, PA. Será mais uma oportunidade para o SINDCT mostrar para a sociedade seu comprometimento com o meio ambiente, a preservação da Amazônia, o combate ao aquecimento global e a valorização de nossas intuições públicas e seus servidores. Até julho próximo em Belém.

Veja aqui como foi a exposição do SindCT