Lá em Cuba, em Cuba Lá, o carnaval da resistência
Lá em Cuba, em Cuba Lá, o carnaval da resistência

Lá em Cuba, em Cuba Lá, o carnaval da resistência

Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá
Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá

Um grupo de alunos em programas de mestrado e doutorado e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, fundou, em 2009, o Bloco Carnavalesco Lá em Cuba, em Cuba Lá! Desde então, todo ano, o INPE coloca o bloco na rua, levando sempre um tema de relevância e interesse sócio comunitário, com um olhar focado na nossa cidade e nossa região. O tema escolhido procura ter uma relação com projetos e pesquisas nos Institutos de P&D públicos e privados da região.

Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá
Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá

Na semana que antecede o Carnaval, mais precisamente na quarta-feira, a Banda de Santana, com Seu Ditinho e Maestro Onofre no comando, se junta a uma pequena multidão, em frente aos portões do grande parceiro, o Parque Vicentina Aranha. Com ou sem chuva, o Lá em Cuba, Em Cuba Lá, ou o Bloco do INPE, como a cidade carinhosamente conhece, desce a Avenida 9 de julho.

Em 2021 o bloco faria sua festa de rua pelo 13º ano consecutivo! Faria.

A Pandemia, esta visita difícil que recebemos neste 1º quinto do século XXI, exige de todos nós responsabilidade solidária!

Se hoje nós não vemos isso onde mais precisamos ver, nas esferas de gestão e decisão sanitária em nível municipal, estadual e, principalmente, na esfera federal, precisamos ser capazes de não desacreditar também em nós!

Humano, Demasiado Humano, diria o filósofo, e somos! Espíritos livres precisamos ser. E estes, se os são, carregam compaixão e um olhar para o outro.

O Carnaval é a festa dos espíritos livres que invadem e retomam as ruas de nossas cidades. E a cidade é a festa!

Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá
Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá

Este ano será diferente. Vamos fazer um grande Carnaval nas Janelas! As Janelas que se abriram em nossos celulares, nossos computadores, mas também em nossas moradias, batendo palmas ou panelas, acenando, debatendo, construindo, mas por vezes janelas abertas, porém surdas, sem escuta, raivosas.

A Pandemia precisa ser combatida, precisa ser vacinada. Precisa nos unir e não nos afastar. Precisa nos reunir novamente em um propósito coletivo: seu fim!

O Carnaval nas Janelas, tema do EmCubaLá em 2021, é uma aposta na (re)união, no Canto Solidário, no encontro, ainda que com distanciamento físico, mas jamais social!

Neste ano, o Carnaval do EmCubaLá acontecerá em uma terça-feira pela primeira vez! Será no dia 16 de fevereiro às 19h30.

Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá
Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá

Venham todos para as Janelas do EmCubaLá! Fantasiados, fortalecidos e juntos vamos cantar uma marcha-rancho linda!!! O compositor convidado, Emilio Pagotto, professor de Linguística na Unicamp, músico e poeta, trouxe para o EmCubaLá a linda composição: Carnaval na Janela!

Uma viagem pelas nossas almas, observadas pelos olhares em muitas várias Janelas Virtuais, ou não, ao longo de 2020/2021!

Cante também o Canto do EmCubaLá! Composição curta, um grito do Bloco, comandada pelo Mestre Blau!

Juntos, reunidos, mas em segurança, criaremos uma força coletiva que nos impulsionará para, solidariamente e com muita responsabilidade, retornarmos o mais cedo possível à vida para além das Janelas! E quem sabe mais humanos, demasiadamente humanos!

Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá
Bloco Lá em Cuba, em Cuba Lá

Bora pro Carnaval nas Janelas!

TERÇA-FEIRA, às 19h30 em https://zoom.us/j/97232641838

Carnaval com Canto, Amizade, Compaixão, Diversão e Boa Conversa! Porque não?