Manifestação pela derrubada dos vetos presidenciais ao FNDCT

Desde a sua fundação, o SindCT participa das lutas em defesa da Ciência e Tecnologia, de diversos movimentos e fóruns de debate e de ações para defender a C&T, as instituições de C&T, os servidores da carreira e a democracia brasileira.

Recentemente, ocorreram dois VETOS presidenciais na nova lei que destina recursos para a C&T, retirando a garantia de que estes recursos não seriam contingenciados (desviados e/ou retirados da pesquisa e desenvolvimento para provavelmente serem usados para bancos e investidores especulativos).

Por isso, o SindCT está participando de mais uma frente de luta em defesa da C&T, dentro do coletivo de entidades que compõem a ICTP.br, a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento.

A ICTP.br realiza nesta terça-feira, 26 de janeiro, uma mobilização virtual pela derrubada dos vetos do presidente na Lei Complementar nº 177, sancionada em 12 de janeiro, sobre os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT. As entidades organizadoras lançarão um manifesto e um abaixo-assinado online, que serão posteriormente entregues aos parlamentares. A manifestação será a partir das 10h, com transmissão pelo canal da ICTP.br no YouTube.

O evento conta com apoio do Fórum FNDCT, que reúne mais de 20 entidades da comunidade científica e tecnológica, do qual o SindCT e o Fórum de C&T fazem parte.

As entidades que defendem a C&T entendem que é possível derrubar os vetos no Congresso, mas, para tanto, é preciso que a comunidade científica e tecnológica do país aja de forma coordenada e incisiva. “As pessoas precisam se unir, se mobilizar e assinar o abaixo-assinado que será lançado. Precisamos fazer pressão junto aos parlamentares”, afirmou o presidente da SBPC, Ildeu Moreira.

O objetivo do abaixo-assinado é reunir 1 milhão de assinaturas e esse é o primeiro evento de uma sequência de mobilizações para derrubar estes vetos.

O SindCT convoca todos (toda a sua base sindical, sindicalizados ou não, pesquisadores, tecnologistas, analistas, assistentes, estudantes e demais) a participar da manifestação amanhã e assinar o abaixo-assinado, que ficará disponível nos canais da ICTP.br e SBPC no Youtube.

Evento virtual com lançamento de abaixo-assinado será amanhã, 26 de janeiro, às 10h, pelo canal da ICTP.br no YouTube. Participem!

Clique aqui e leia a convocação feita pela SBPC.