Ministra da C&T recebe SindCT

Na noite de quarta-feira, 8 de fevereiro, atendendo ao ofício encaminhado há duas semanas, os diretores do SindCT presentes em Brasília foram recebidos pela Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, para tratar dos assuntos pertinentes ao INPE, Cemaden, AEB e à Base de Alcântara.

A reunião ocorreu no início da noite, sendo o SindCT representado pelos diretores Fernando Morais, Acioli de Olivo e Sérgio Rosim.

Os diretores sugeriram à Ministra que realize uma visita oficial ao INPE em São José dos Campos, devido aos ataques que a instituição sofreu durante o governo anterior. “Essa visita representaria, pelo atual governo, um gesto em defesa não só do INPE, mas da Ciência e Tecnologia brasileiras”, afirmou Sérgio Rosim.

O SindCT apresentou à Ministra alguns dados sobre a falta de verbas e de pessoal nas instituições que representa. Citou, como exemplo, a AEB, que possui cerca de 40 servidores públicos e 90 terceirizados, muitos ocupando atividades em áreas fim.

Os diretores também comentaram sobre a qualificação e qualidade dos servidores públicos das instituições para que, caso o governo passe a tratar as entidades de pesquisa como “Unidades do Estado”, a Ministra tenha segurança da competência dos servidores das Unidades de Pesquisa.

O SindCT agradeceu a audiência, se colocou à disposição do Ministério para contribuir na reconstrução da C&T no país e solicitou o agendamento de uma audiência com o Fórum de C&T, para que possam apresentar a pauta de reivindicações das carreiras e um diagnóstico da atual situação dos servidores e das instituições que representam.