Ministro Marcos Pontes realiza viagem de férias paga pelo MCTI
Ministro Marcos Pontes realiza viagem de férias paga pelo MCTI

Ministro Marcos Pontes realiza viagem de férias paga pelo MCTI

O ministro Marcos Pontes, além de turista espacial, agora faz turismo nos Estados Unidos utilizando recursos da União.

Pontes usufruiu de dez dias de férias em setembro e aproveitou para visitar a família. Para economizar, utilizou-se de um artifício que já praticou em outra ocasião e que beneficiava sua sócia/assessora, a viagem foi custeada com recursos públicos, pagos pelo MCTI, sob o pretexto de visitar universidades para parcerias futuras.

O Portal da Transparência apresenta o detalhamento da recente viagem, que incluiu 3 visitas a universidades nos dias 5, 6 e 7 de setembro, sábado, domingo e segunda-feira, sendo a última em Houston, onde reside sua filha. As férias do ministro foram gozadas de 8 a 18 de setembro.

A passagem de São Paulo a Houston custou os cofres públicos R$ 10.634,43 e, por quatro dias de hospedagem, R$ 10.100,59.

Após o período de férias, Pontes foi para Nova Iorque, Lisboa e Viena, para depois retornar ao Brasil.

O jornal Folha de São Paulo entrou em contato com as universidades citadas no Portal da transparência. Uma não retornou o contato. Outra disse que o ministro realizou uma visita ao centro de ensino. E outra negou que houvesse uma visita do nosso ministro turista espacial.

Essa foi a terceira viagem “oficial” de Pontes a Houston, cidade onde reside sua família, paga com recursos públicos.

Autor

  • Fernanda Soares é jornalista profissional, formada há 25 anos. É responsável pelas publicações Rapidinha, Jornal do SindCT e pelo canal WebTVSindCT. Em 2012 recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por sua cobertura da desocupação do Pinheirinho. É autora do livro “A solução Brasileira - História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”, publicado e distribuído pelo SindCT, de nove livros paradidáticos infantis, da editora Todolivro, e do recém-lançado "Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira", publicado pelo SindCT. Em julho de 2022, Fernanda ofereceu, gratuitamente, os direitos autorais do livro sobre a urna eletrônica ao TSE.