​Oswaldo de Moraes é convidado para assumir a direção do Departamento de Ciência do Clima e Sustentabilidade
​Oswaldo de Moraes é convidado para assumir a direção do Departamento de Ciência do Clima e Sustentabilidade

​Oswaldo de Moraes é convidado para assumir a direção do Departamento de Ciência do Clima e Sustentabilidade

O atual diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, foi convidado pelo governo federal para assumir a direção do Departamento de Clima e Sustentabilidade, da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Oswaldo de Moraes assumiu a direção do Cemaden em julho de 2015 e, ao decorrer dos seus dois mandatos, ampliou substancialmente a quantidade de municípios monitorados pelo órgão e a infraestrutura da sede, criando, inclusive, uma nova sala de situação, com capacidade para mais especialistas atuarem no monitoramento de desastres.

A nomeação para o novo cargo do Dr. Oswaldo pode ocorrer antes do término do seu mandato, 5 de junho.

Em seu novo desafio, Moraes atuará nas questões mais demandadas pela ciência atualmente: mudanças climáticas e sustentabilidade. “Essas questões estão diretamente relacionadas com as questões que envolvem o Cemaden e o INPE. De alguma maneira, vou continuar fazendo um trabalho de colaboração e parceria com ações estratégicas dessas instituições”, afirmou.

Além de diretor do Cemaden, Dr. Oswaldo é Coordenador do Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para Redução de Riscos de Desastres e possui uma vasta experiência no serviço público na área de C&T. Foi Diretor de Política e Programas Temáticos da SEPED/MCTI (2013-2014), Coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE (2011 a 2013) e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2009-2011).

É professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Ocupou o cargo de Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM e o Programa de Pós-Graduação em Física da mesma Universidade. Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, orientador externo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo. Foi membro do CA de Geociências (2006-2008), de Ciências Atmosféricas (2008-2009) e Coordenou o Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq (2009-2010).

O SindCT deseja ao Dr. Oswaldo de Moraes uma excelente gestão em seu novo cargo e que possa continuar contribuindo com o desenvolvimento da C&T brasileira como tem feito no decorrer de sua carreira.

Novo diretor do Cemaden

Com a saída do Dr. Oswaldo do Cemaden, o MCTI irá formar um Comitê de Busca para a escolha do novo diretor do Cemaden. A exemplo de anos anteriores, o Comitê será composto por membros da comunidade científica, indicados pela atual ministra da pasta, que conduzirá todo processo de elaboração de editais, análise de currículos e formação de lista tríplice, para indicação do novo diretor pela ministra Luciana Santos.