Pontes manda servidores retornarem ao trabalho presencial
Pontes manda servidores retornarem ao trabalho presencial

Pontes manda servidores retornarem ao trabalho presencial

Devido ao aumento dos casos de Covid-19 entre servidores das instituições de C&T, o Ministério da Ciência e Tecnologia publicou nesta segunda, 17/01, algumas portarias, suspendendo as atividades presenciais em algumas dessas instituições: Instituto Nacional de Tecnologia – INT, Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Centro de Monitoramento de Desastres Naturais – Cemaden e Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA.

A atitude teve grande repercussão na mídia, que divulgou que Marcos Pontes, ministro da C&T, estaria agindo na contramão do seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro, assumidamente negacionista.

Após a divulgação da notícia em sites, uma nova portaria foi publicada na tarde de ontem (17 de janeiro), revogando as portarias anteriores e colocando os servidores públicos novamente em trabalho presencial.

Com o ministro Marcos Pontes, mais uma vez em férias, coube ao secretário-executivo da pasta, Sergio Freitas de Almeida, assumir o papel de vilão ao determinar o retorno ao trabalho presencial nas instituições com grande número de casos de Covid-19.

Nos corredores do MCTI, a informação é que a decisão da revogação das portarias ocorreu porque Marcos Pontes teria desagradado o chefe com a grande repercussão das portarias na imprensa. Para não correr o risco de perder seu cargo, o melhor a fazer foi colocar a vida dos servidores públicos em risco.

Após a circulação do ‘boato’, a justificativa para a revogação das portarias passou a ser um “amparo legal incorreto” e que novas portarias, com amparos legais corretos, estariam sendo providenciadas.

Aguardamos!

Autor