Principais demandas das carreiras de C&T

O Fórum de C&T, do qual o SindCT faz parte, elaborou um documento que destaca as demandas mais urgentes da categoria. São 28 pedidos que incluem recomposição salarial e a necessidade de concursos. As reivindicações serão levadas à base para aprovação e, em seguida, ao governo federal.

O documento nasceu durante o encontro do Fórum de C&T, realizado entre os dias 17, 18 e 19 de janeiro, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estavam presentes 27 entidades do setor.

Dentre as reivindicações consideradas urgentes, estão uma recomposição salarial de 49,94%, equivalente às perdas inflacionárias do setor; a incorporação da gratificação produtivista (GDACT) ao vencimento básico dos servidores; e o apoio à luta geral dos servidores do Executivo federal por uma recomposição de 26,93%.

Confira outras prioridades:

• Apoio e luta pela recomposição dos valores dos benefícios de alimentação e auxílio-saúde;
  • Concursos públicos para todos os cargos de C&T;
  • Instituição de mecanismo de reposição automática de servidores;
  • Recomposição orçamentária para instituições;
  • Reabertura das mesas de negociação.

Estudos

Para permitir o melhor embasamento do setor nas reivindicações, o Fórum de C&T pediu estudos técnicos ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre as perdas salariais dos últimos anos, o desmonte orçamentário das instituições e acerca das necessidades de pessoal no setor.

Reunião

O Fórum tem ainda expectativa de uma primeira reunião com a ministra de C&T, Luciana Santos. Apesar de não haver data até o momento, a previsão é que o encontro aconteça nas próximas semanas. A assessoria ministerial sugeriu que o encontro contasse com a participação de até oito entidades do Fórum, o que foi rechaçado pela entidade.

A ideia é que todos participem e que a ministra seja convidada a conhecer todos os institutos e órgãos ligados à pasta, bem como, fale com representantes de todas as instituições de pesquisa do país.

Confira nos anexos relatório da reunião do Fórum de C&T e as 28 pautas aprovadas:

DOCUMENTO COMPLETO DO ENCONTRO DO FÓRUM EM BH 2023

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2023 DAS CARREIRAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA