Reajuste salarial: governo pede novo prazo

O SindCT estará em Brasília nesta semana para acompanhar a evolução da negociação do reajuste emergencial e também para participar de audiência do Fórum de C&T com a Ministra da C&T, Luciana Santos para tratar de assuntos específicos da categoria

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI informou que não foi possível cumprir o prazo dessa sexta-feira, 3 de março, para quando estava prevista a possibilidade de encaminhar a resposta sobre a contraproposta que envolve um reajuste emergencial para o funcionalismo.

A expectativa dos representantes dos servidores federais, que aguardam a proposta para realização de assembleias e deliberação que vai apontar o que quer a maioria dos servidores do Executivo, é que a proposta formalizada seja entregue antes da reunião agendada para a próxima terça, 7, com início previsto às 14h30.

As entidades representativas do funcionalismo apresentaram uma contraproposta de reajuste emergencial de 13,5%.

Além de esperar que o percentual de 7,8%, inicialmente apresentado pelo governo, seja melhorado, a expectativa dos servidores é que em adição ao auxílio-alimentação, onde foi apresentado acréscimo de R$200, sejam apresentadas alternativas de reposição também para outros benefícios, como por exemplo a contrapartida paga como reembolso dos planos de saúde.

Outras reivindicações, essas sem impactos orçamentários, foram feitas, incluindo a revogação de uma série de atos administrativos que causam prejuízos tanto aos servidores como à administração pública. Vale lembrar que na última reunião com o MGI, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, esclareceu e confirmou que o percentual de reajuste que for apresentado pelo governo aos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Lei 8.112/90 será aplicado na remuneração total da categoria.

Caso haja uma nova proposta de reajuste, por parte do governo, ela será apresentada a todos servidores em assembleia, para deliberação.

Com informações de condsef.org.br