Resultado da reunião da MNNP do dia 18 de dezembro de 2023

PROPOSTA MEDÍOCRE E DESRESPEITOSA DO GOVERNO FEDERAL

O governo LULA e seu ministro da fazenda, Haddad, parece que preferem privilegiar o mercado financeiro e rentistas do que atender minimamente ao funcionalismo federal.

Na reunião que se encerrou ao final da tarde, o secretário de relações do trabalho, José Feijóo apresentou 0% (ZERO POR CENTO) de reposição salarial ao funcionalismo. Parece estar tentando igualar a política de arrocho de Paulo Guedes e desconhece que estamos há mais de 6 anos com defasagem salarial que atinge mais de 58% (cinquenta e oito por cento).

Feijóo afirmou que poderá haver reajuste em 2025 e 2026, algo em torno de 4,5% (quatro e meio por cento) em cada ano e só. Disse que o auxílio-alimentação passará para R$1000,00 (mil reais) e o auxílio-saúde para R$216,00 (duzentos e dezesseis reais). Os aposentados foram deixados de lado pelo governo.

NOSSA AVALIAÇÃO

Conforme se previu que poderia acontecer, sem o orçamento o governo não tem nada a apresentar, só migalhas. Aproveita o recesso de natal, ano novo e férias da maioria para empurrar com a barriga.

Os bancos e os rentistas (investidores na especulação do mercado financeiro) estão nadando de braçada, com o centrão contente.

Vamos aguardar mas temos que organizar nossa luta. O SINDCT avaliará as ferramentas de luta que temos, tais como atos, caravanas à Brasília e greves, junto com o movimento nacional. Vamos observar os movimentos e nos preparar. Agora é hora de nos organizarmos para uma luta intensa e ninguém pode fugir dela, em nome de nossas famílias e nossos companheiros.