Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente acontece hoje

A última reunião desde ano, da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP será realizada na tarde de hoje (18 de dezembro) em Brasília, no prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

Participarão desta última reunião de 2023, o FONACATE, o FONASEFE e a CONDSEF, além de centrais sindicais que representam também outras entidades do funcionalismo federal.

FONACATE E FONASEFE poderão levar para a reunião 10 representantes cada um. No FONASEFE irão 10 representantes de entidades que não participaram da última reunião com o governo, exercendo o rodízio acertado entre as entidades do FONASEFE. O SINDCT, como participou das duas últimas reuniões, abre espaço para alguma entidade que não participou (rodízio). Estará na reunião o presidente da ASFOC (FIOCRUZ) e este nos manterá informado do andamento da reunião, bem como o final, sobre possível proposta de reajuste salarial.

Desde a última reunião na porta do INPE, terça-feira, dia 12, onde delineamos o quadro principal que era e é a aprovação do orçamento da UNIÃO, para que o governo pudesse definir quanto tem e o que pode fazer, incluindo a questão dos salários do funcionalismo, esta questão ainda não foi resolvida, porém foi aprovada na Câmara dos Deputados uma medida provisória (MP da subvenção) que permitirá ao governo arrecadar anualmente mais R$ 35 Bilhões e só falta ser votada no Senado. Isso, se aprovado, e será, permitirá ao governo possível recurso para o funcionalismo, não os 35 bilhões, mas parte dele.

Tramita também no Senado, proposta de emenda ao orçamento, feita pelo Senador Lindenberg Faria, que destinaria aos servidores federais recursos para reajuste de 9% para 2024. Mas cabe lembrar que ambas as movimentações estão EM TRAMITAÇÃO, não estão consolidadas, e o atual Congresso Nacional é muito conservador e não olha para o funcionalismo com “bons olhos”.

Importante será aguardarmos a reunião de hoje, onde o governo ficou de apresentar proposta de reajuste, mas ainda não sabemos se será apresentada.