SindCT lamenta a morte do cientista  Luís Pinguelli Rosa
SindCT lamenta a morte do cientista Luís Pinguelli Rosa

SindCT lamenta a morte do cientista Luís Pinguelli Rosa

Morreu no Rio de Janeiro, Luís Pinguelli Rosa, mestre em engenharia nuclear, doutor em física e ex-diretor da Coppe/UFRJ e da Eletrobás.

Em nota, a Eletrobras lamentou a perda do ex-executivo, que apontou como “um dos maiores especialistas em energia no país.”

“Sua gestão foi marcada pela promulgação das leis que redefiniram o modelo institucional do setor elétrico, em março de 2004, reafirmando as funções da empresa como holding das concessionárias federais. Também neste período, a Eletrobras assumiu a gestão técnica e financeira do Programa Luz para Todos.”

 Pinguelli era membro da Academia Brasileira de Ciências e ex-membro do Conselho Pugwash, associação fundada por Bertrand Russel e Albert Einstein. Também fazia parte do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas desde 1998. Um dos maiores especialistas em energia do Brasil, participou também da elaboração de projetos tecnológicos para a usina nuclear de Angra 1, no Rio de Janeiro.

Professor emérito da UFRJ, Pinguelli faleceu no Rio de Janeiro, aos 80 anos, deixando um legado de prêmios e conhecimentos.

“Ele foi um nacionalista que colocou o Brasil e os interesses do povo no centro de seu trabalho”, afirmou a ex-presidente Dilma Rousseff.

Diversas entidades e personalidades também se manifestaram sobre a morte de um dos mais importantes físicos brasileiros:

“A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente a partida de Pinguelli, defensor nato da universidade brasileira e da difusão da ciência e da tecnologia. Seu compromisso por uma universidade de qualidade que transpira pesquisa deixará uma lacuna entre nós e um aprendizado permanente. Transmitimos força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de consternação.”

“Pinguelli foi uma avis rara: um gestor de P&D com competência e visão. Foi o principal líder da COPPE após a afastamento de Alberto Coimbra pela ditadura. Consolidou a instituição. Através de forte cooperação com a Petrobrás e outras empresas, conseguiu recursos que consolidaram a UFRJ como um centro de referência internacional em estudos energéticos. Tinha visão de longo prazo e foi um dos primeiros cientistas a entender a importância do problema das emissões e mudanças climáticas resultantes. A trajetória de Pinguelli mostra bem que ser gestor de P&D é uma competência em si, que vai muito além da Ciência.

É muito raro um bom cientista ser bom gestor de C&T. As qualidades de um bom cientista incluem ser autocentrado, focado numa área específica do conhecimento e ser objetivo e impessoal na análise de problemas. Um bom gestor de P&D precisa de visão ampla, capacidade de reinvenção permanente e de colocar as instituições acima das pessoas.” – Gilberto Câmara, ex-diretor do INPE.

“A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta a morte do físico Luiz Pinguelli Rosa, ocorrida nesta quinta-feira (3), aos 80 anos. Sócio da SBPC desde 1978, Pinguelli Rosa foi conselheiro da SBPC por três mandatos (1987-1991, 1993-1997 e 2007-2011).

A Diretoria da SBPC manifesta seus sentimentos aos familiares e amigos do professor, cuja obra permanece viva em seus livros e também nas gerações de pesquisadores que lhe devem sua formação.” – SBPC

“É com imenso pesar e muita tristeza que venho cumprir a dolorosa e difícil missão de comunicar ao Corpo Social da Coppe/UFRJ o falecimento do nosso querido Professor e ex-Diretor Luiz Pinguelli Rosa na madrugada de hoje, 03 de março. A Coppe/UFRJ decreta luto oficial na Unidade por três dias em homenagem ao seu ilustríssimo Professor. O velório ocorrerá no Átrio do Palácio Universitário da Praia Vermelha na tarde de hoje. Os detalhes serão informados tão logo tenhamos a definição da família, em nota contendo um relato da brilhante trajetória do nosso querido Pinguelli.

Em meu nome e em nome de toda diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo Corpo Social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido Pinguelli.” – COPPE/UFRJ

“O povo brasileiro perde um dos seus mais sábios filhos, grande cientista da área de energia, que sempre colocou seus conhecimentos a serviço do povo. Nos deixará saudades.” – João Pedro Stédile

“Perda irreparável para a ciência nacional” – Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

O SindCT lamenta profundamente a morte do cientista. É uma perda irreparável para a ciência nacional.