SindCT leva a Amazônia para Curitiba

O Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – SindCT, participará da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

A participação do SindCT será no espaço SBPC Jovem, destinado aos alunos de ensino médio e superior, com a Exposição Amazônia Vive.

Após o sucesso da participação do SindCT na reunião de 2022, com uma exposição sobre as urnas eletrônicas, um metaverso da urna eletrônica e o lançamento nacional do livro sobre a história das urnas eletrônicas brasileiras, o SindCT foi convidado pela SBPC a participar da reunião de 2023.

Neste ano, a Exposição Amazônia Vive, leva para Curitiba a experiência de estar dentro da Floresta Amazônica através de óculos de realidade virtual. Além da experiência em realidade virtual, os visitantes também poderão visitar um metaverso 3D especialmente criado sobre a Amazônia.

A Exposição aborda os principais elementos da floresta, sua composição, fauna, flora, povos originários, desmatamento, queimadas, garimpo ilegal, ações de monitoramento, fiscalização e preservação da floresta e as instituições públicas federais que atuam na região.

O objetivo da Exposição é mostrar, além da importância da Floresta Amazônica e sua bacia hidrográfica, como a pesquisa científica colabora para a preservação da vida na região.

Os alunos que visitarem o stand do SindCT receberão, entre outros brindes, a História em Quadrinhos “Amazônia Vive – Uma aventura na Amazônia” explicando o conteúdo da exposição. O artista ilustrador da HQ, Zeco Rodrigues, também estará na exposição, produzindo caricaturas dos visitantes para presenteá-los.

Além disso, o jornalista contratado pelo SindCT, Júlio Cancellier, responsável pela criação do metaverso da urna eletrônica e do metaverso da Amazônia, promete muito mais surpresas para os alunos.

A Exposição também estará conectada com o Instagram, mostrando em tempo real as atividades que serão realizadas na exposição através do perfil: https://www.instagram.com/expoamazoniavive/

Por enquanto, apenas o site da exposição dá uma pequena amostra do que será apresentado na SBPC Jovem deste ano: https://sindct.org.br/expoamazonia/

A produção da exposição foi realizada através de recursos do SindCT e de emenda do parlamentar Alencar Santana.