SindCT recebe visita do Deputado Federal Alencar Braga

No último sábado (26 de março), o SindCT a visita do Deputado Federal Alencar Braga PT-SP, que tem sido importante parceiro do sindicato e do Fórum na Câmara dos Deputados, defendendo as questões de C&T, mesmo em um momento tão adverso.

Ele faz parte de um grupo de parlamentares que têm lutado contra os desmandos de um governo destruidor do Estado brasileiro, sem compromisso algum com sua população e, menos ainda, com a C&T. Basta verificarmos sua postura em relação à pandemia e a destruição progressiva dos institutos de C&T do governo federal. Conversamos sobre o lançamento de um novo livro produzido pelo SindCT, a necessidade de reconstrução de nossos institutos de pesquisas e sobre futura parceria na Câmara dos Deputados.

Fernanda Soares, jornalista do SindCT, escreveu um livro contando a história do desenvolvimento da urna eletrônica, baseando-se em documentos e depoimentos de pessoas que estiveram envolvidas desde o primeiro momento, focando, principalmente, na participação de servidores do INPE e DCTA nesse desenvolvimento. O livro se encontra na fase de revisão gramatical, que será seguida pela diagramação e impressão. Nossa expectativa é de termos o livro impresso até o final de maio deste ano.

O deputado Alencar Braga, que é líder da minoria na Câmara dos Deputados, já tinha concordado em nos ajudar a conseguir um espaço na Câmara para realizar uma mostra da urna eletrônica e uma sessão solene para homenagear os desenvolvedores da urna. Reiteramos esta solicitação ao deputado que se prontificou em atuar para viabilizar estes eventos. Lembramos que a urna eletrônica tem sido objeto de ataques do governo atual. Ataques infundados e desprovidos de qualquer argumento objeto, como tudo o que ele faz, faz por achismos.

Outro assunto abordado foi a necessidade de reconstrução de nossos institutos, que se dará somente se um governo progressista, comprometido com a C&T, for eleito. Colocamos, para o deputado, a situação atual de nossos institutos e o desmonte absurdo provocado pelo atual governo. Focamos principalmente no orçamento, reposição de pessoal e reposição salarial. O deputado Alencar disse que vai nos ajudar a conversar com os responsáveis pela construção do plano de governo na área de C&T do seu partido. Entendemos que isso tem que começar antes das eleições e, até mesmo, antes da campanha eleitoral. Deixar para começar a discussão no ano que vem será muito complicado.

Finalmente, acordamos com o deputado de continuar sendo nosso parceiro, do SindCT e do Fórum, nas questões de C&T.

Nossa avaliação é que a reunião foi muito positiva e que o deputado está comprometido com a reconstrução dos institutos de C&T do governo federal. É bom ressaltar que estamos abertos para conversar com deputados de outros partidos, que entendam e lutem pela C&T no Brasil.