Sindicatos se reúnem com governo para debater reajuste 2024

O presidente do SindCT, Fernando Morais Santos, esteve nesta terça-feira (29/08) participando da quarta reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, criada pelo governo federal para discutir o índice de reajuste salarial do funcionalismo público.

Participaram da reunião, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI, centrais sindicais e sindicatos nacionais.

Na reunião, foi informado que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já conseguiu reservar no Orçamento da União a previsão de R$ 1,5 bilhão para a concessão de reajuste aos servidores públicos do Executivo federal em 2024.

Mesmo com um orçamento já garantido, ainda não foram definidos os índices de reajuste para 2024.

O governo deverá enviar a proposta de Orçamento da União referente à 2024 para a Câmara dos Deputados até quinta-feira, 31 de agosto. Na proposta é necessário constar a despesa com o reajuste do funcionalismo público para que seja possível conceder o reajuste no próximo ano.

“O governo está começando a partir de R$1,5 bilhão reservado, que não significa nada. Qualquer coisa que sair na mídia não corresponde à realidade porque não tem nada acertado. Qualquer informação contrária é especulação, não há índices definidos”, afirmou Fernando Morais, ao final da reunião.