Uma visão de futuro: Holanda é o 3º país da Otan a adquirir KC-390
Uma visão de futuro: Holanda é o 3º país da Otan a adquirir KC-390

Uma visão de futuro: Holanda é o 3º país da Otan a adquirir KC-390

A Holanda assinou contrato para aquisição de 5 aeronaves KC-390. Com isso, se tornou o terceiro país da Otan a adquirir o avião de transporte tático militar, conforme previa a ex-presidenta Dilma Rousseff. Na época, Dilma afirmou que o governo queria a aeronave no mundo todo e que a nova tecnologia do KC-390 permitiria a “sustentabilidade da nossa indústria da Defesa”.

As aeronaves são compatíveis com o padrão Otan, tanto a parte física, quanto a lógica e a de comunicação.

Em maio de 2014, a então presidenta Dilma, na data de lançamento do cargueiro, afirmou que esse novo patamar é resultado de “escolhas que viemos fazendo ao longo do tempo”, relembrando o Plano Estratégico de Defesa Nacional, criado em 2008 pelo então presidente Lula, e destacando o lançamento do Plano Brasil Maior como duas medidas que ajudaram a desenvolver a indústria nacional.

Iniciado no governo Lula, o KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira – FAB com a Embraer para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático militar e de reabastecimento em voo, e representa expressivo avanço em termos tecnológicos e de inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Uma aeronave desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria de mercado, com menor custo operacional e capaz de realizar diversas missões: transporte de cargas e tropas, lançamento de cargas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Foi projetado para substituir o Hércules, fabricado desde 1952, e supera seu antecessor em quesitos operacionais e técnicos, com menores custos de voo e manutenção, maior velocidade de voo, e maior capacidade de carga.

O KC-390 é a maior aeronave já projetada no Brasil capaz de voar a até 850 Km/h, levar até 23 toneladas de carga e pousar em pistas curtas, como na região amazônica e até na Antártica. O compartimento de carga pode levar 80 soldados ou 66 paraquedistas, ou ainda sete pallets de carga. Em configuração para resgate de doentes ou feridos, poderão ser instaladas até 74 macas, além do espaço para uma equipe médica.

Uma das aeronaves vendidas para a Hungria foi a primeira no mundo a ser montada como Unidade de Terapia Intensiva.

O investimento do governo brasileiro através da FAB (na época, do presidente Lula), já mostra retorno, por intermédio do pagamento de royalties sobre cada aeronave exportada pela Embraer.

Com os 5 cargueiros vendidos para a Holanda, 2 para Hungria, 5 para Portugal, além dos 22 para o Brasil, o KC-390 está se consolidando e ganhando espaço entre os países da Otan.