Jogos educativos fazem sucesso entre os jovens
O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden marcou presença com seu stand na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, que aconteceu entre os dias 5 e 10 de novembro, em Brasília, na área externa do Museu Nacional da República. Na edição deste ano, o tema foi Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A temática alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Passaram muitas pessoas pelo stand do Cemaden nos cinco dias de evento, dentre elas autoridades, como o Presidente Lula, o Vice-Presidente Geraldo Alckimin, a Secretária Nacional de Direito da Pessoa com Deficiência, do MDH, Anna Paula Feminella, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos entre outros.
O Cemaden Educação apresentou os diversos projetos/jogos que utiliza para trabalhar a formação de pessoas da comunidade escolar, com foco nas crianças e adolescentes, para que aprendam a ter uma melhor percepção de riscos. De acordo com a equipe do stand, o jogo de chão sobre a trilha de risco foi um dos que mais chamou a atenção dos jovens durante o evento. Mas, além deste, havia o super trunfo e o HQ.
O Cemaden expôs alguns equipamentos que são utilizados para controle e análise de riscos de desastres naturais, como o Pluviômetro Automático, essencial para o monitoramento e emissão de alertas.
Foi através de um vídeo institucional que o Cemaden mostrou tudo que é realizado pelo Centro, como a Sala de Situação, onde acontece todo o monitoramento em tempo real. Também foram explicados como são realizados os boletins de previsão geo-hidrológica, secas e outros riscos, os quais são publicados no site oficial do centro.
Na oportunidade, foram apresentados às autoridades e ao público que visitou o stand os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas pelo Centro, incluindo a percepção de riscos.
O Cemaden é uma Unidade de Pesquisa responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. Este centro é vinculado MCTI e é responsável por gerenciar as informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o Brasil, visando antecipação perante possíveis ocorrências de situações meteorológicas que possam levar a ocorrência de um desastre natural.
A SNCT é o maior evento de divulgação científica realizado no Brasil. É gratuito e aberto ao público.
SNCT: Cemaden realiza palestras, oficinas e exposição abertas ao público
Além da participação em Brasília com seu stand, ainda dentro dos eventos da SNCT, entre os dias 14 e 18 de outubro, o Cemaden promoveu palestras (presenciais e on-line), oficinas e exposição. O evento reuniu um público diversificado, estimado em 700 participantes. Foram compartilhados conhecimentos, disseminadas informações, realizados debates e trocas de experiências, saberes e práticas sobre biomas, monitoramento ambiental, emergências climáticas e prevenção e redução de risco de desastres.
As abordagens nas palestras, oficinas e exposição, alinhadas ao tema da SNCT, envolveram assuntos relacionados ao monitoramento dos riscos e previsão de impactos, mudanças e emergências climáticas, educação e ciência cidadã, além do compartilhamento de experiências entre as instituições, aplicados à prevenção e redução do risco de desastres socioambientais.
Fontes: MCTI e Cemaden