SindCT marcou presença no evento
Começou no dia 30/7 e termina hoje, em Brasília, a 5a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e coordenada pelo ex-Ministro da pasta, Sérgio Rezende.
A 5a CNCTI reúne representantes do governo, academia, indústria e toda a sociedade civil para discutir políticas de Estado, modelos de financiamento e novos rumos para o desenvolvimento nacional baseado na ciência e tecnologia.
Este evento marca o retorno das conferências nacionais de CT&I, que não aconteciam desde 2010, quando foi realizada a 4a edição.
Realizada desde 1985, a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída para discutir com a sociedade as políticas para a área. No mesmo ano, foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.
A primeira conferência ocorreu ainda no governo FHC e o governo Lula teve o privilégio de realizar 3 delas em seus diversos mandatos, incluindo a anterior, 14 anos atrás.
Não foi coincidência demorar 14 anos para o Brasil discutir seus rumos científicos e tecnológicos, pois os últimos anos se caracterizaram pelo obscurantismo e o negacionismo sobre o papel da Ciência como alavancador do desenvolvimento nacional.
Em 12 de julho de 2023, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto convocando a Conferência e, a partir daí, instituições de todo o país organizaram uma série de conferências preparatórias para conhecer as necessidades e elaborar sugestões para a 5a CNCTI.
A preparação para a etapa nacional incluiu mais de 200 conferências realizadas entre dezembro de 2023 e maio de 2024, abrangendo conferências livres, municipais, estaduais e regionais. Com mais de 70 mil participantes e 4 mil horas de discussões, esses eventos foram fundamentais para a consolidação das propostas que serão debatidas até esta quinta-feira, 1º de agosto.
A 5a CNCTI se organiza em torno de quatro eixos estruturantes, definidos por meio de decreto presidencial:
1. Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
2. Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;
3. Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;
4. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
O SindCT participou de uma das Conferências Preparatórias realizadas na cidade de São Paulo e organizou, com o Fórum de C&T, uma Conferência Livre, em formato virtual.
Neste ano, o SindCT ocupou lugar de prestígio na plenária de abertura da 5a CNCTI, com o convite ao Presidente do SindCT, Fernando Morais, para representar o Fórum de C&T no palco. A cerimônia de abertura contou a presença do Presidente da República, Lula da Silva, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de ministros e representantes de instituições científicas de todo o país, mostrando que “a ciência voltou”.
A Ministra Luciana Santos, em seu discurso, citou a presença do Presidente do SindCT, representando o Fórum de C&T, e agradeceu aos servidores das carreiras de C&T pelo empenho no combate ao negacionismo durante o governo anterior.
Representantes do Fórum de C&T participaram das atividades da 5a CNCTI e também aproveitaram para realizar manifestações solicitando a recomposição salarial e a valorização dos servidores das carreiras de C&T, além de entregar documentos aos ministros presentes nas atividades, solicitando apoio à luta da categoria.
Foram três dias de produtivos debates e disseminação do estado da arte da CT&I no Brasil, onde milhares de participantes puderam acompanhar e tomar conhecimento dos rumos que o Brasil tomará nos próximos 5 anos nos diversos setores que compõem o Sistema Nacional de CT&I.