
Ao encerrarmos mais um ano de intensas lutas e desafios, o SindCT se dirige a todas e todos os seus sindicalizados para reafirmar um compromisso que nos move desde sempre: a defesa intransigente dos direitos, da valorização profissional e das condições dignas de trabalho dos servidores da Ciência e Tecnologia.
O ano que se encerra foi marcado por importantes conquistas da campanha salarial, frutos diretos da mobilização, da organização e da pressão exercida pelos servidores, pelo SindCT e pelo Fórum de Ciência e Tecnologia. Conquistas que não vieram por concessão, mas pela força coletiva de uma categoria que sabe lutar e não se cala diante das injustiças.
Em janeiro deste ano, alcançamos o reajuste salarial que, apesar de não ser ideal, é resultado de longas mesas de negociação, debates qualificados e firme posicionamento sindical. Mais do que isso, já temos garantido um novo reajuste salarial acordado para abril de 2026, apesar de pequeno percentual, obtido após pressão do movimento sindical, demonstrando que a luta contínua e a união produzem resultados concretos e oferecem maior previsibilidade e segurança para a categoria.
Outro avanço significativo foi o reajuste no vale-alimentação, implementado em dezembro deste ano, lamentavelmente só para os ativos, conforme lei que rege o assunto. Agora, juntamente com outras entidades nacionais, estamos pressionando para o que chamamos de auxilio nutrição para os aposentados. Reivindicações que impactam diretamente o cotidiano dos servidores, ativos e inativos. Além disso, também está assegurado novo reajuste do benefício alimentação para abril de 2026, reforçando a importância da organização coletiva para melhorar as condições de vida e trabalho da nossa base.
No campo jurídico, o SindCT segue avançando de forma consistente em processos estratégicos, acompanhando de perto cada ação, defendendo direitos e buscando reparações que são fundamentais para a valorização da categoria. Essas conquistas, muitas vezes silenciosas, representam segurança, justiça e respeito aos servidores. A demora na finalização dos processos coletivos ocorre. O ponto de estrangulamento ou atraso se dá no Judiciário, por motivos estranhos ao SindCT, mas que nos afetam fortemente. Ações judiciais individuais por valores ou por direitos foram e são conquistados pelo nosso departamento jurídico.
Sabemos que 2026 trará novos desafios. Novas lutas se apresentarão e exigirão, mais uma vez, união, participação ativa e engajamento de toda a categoria. Somente com um sindicato forte, representativo e sustentado pela participação de seus filiados será possível avançar, resistir a retrocessos e conquistar ainda mais direitos.
Que este final de ano seja um momento de descanso, reflexão e renovação das energias. Que possamos iniciar o próximo ano com esperança, disposição para a luta e a certeza de que juntos somos mais fortes.
O SindCT deseja a todas e todos boas festas e um Ano Novo repleto de saúde, paz e novas conquistas.


