Reunião de negociação com MGI agendada para sexta-feira

Uma nova rodada de reunião de negociação com o DERET/MGI foi agendada para a próxima sexta-feira, 16 de agosto, às 15 horas, em Brasília.

A reunião acontecerá após uma “lambança” do governo, que havia agendado reunião para o dia 14 de agosto, mas não comunicou aos representantes dos servidores. Sem tempo hábil para a compra de passagens e reserva de hotéis, a reunião foi adiada para sexta-feira.

Entramos em contato com o DERET/MGI cobrando o agendamento da reunião e, para nossa surpresa, foi dito que seria nesta quarta, dia 14. Lembramos aos “iluminados” do MGI que não havíamos sio notificados da reunião e eles simplesmente disseram que haviam esquecido, mesmo com a agenda pronta desde a última sexta-feira,” informou Fernando Morais, presidente do SindCT.

Por duas vezes o DERET/MGI apresentou propostas aos servidores das carreiras de C&T cheia de erros, conforme denunciado em carta à Ministra Ester Dweck.

Na sequência, o Fórum de C&T, do qual o SindCT faz a secretaria, reapresentou uma contra-proposta ao Ministério, aprovada em assembleias em 2023 e entregue ao MGI em novembro de 2023.

Na reapresentação da contra-proposta, o Fórum de C&T atende à imposição do governo de ter 20 níveis para as carreiras (mesmo o MGI fechando acordos – ruins – com outras carreiras com 12 ou 15 níveis).

Enquanto o Fórum de C&T aguardava o agendamento da reunião de negociação, foram em busca de apoio de ministros e parlamentares para o pleito da C&T. “Entrar numa reunião sem estrutura de apoio é lutar sem munição”, afirma Fernando.

Para a reunião desta sexta-feira, diretores do SindCT e demais representantes do Fórum de C&T já estão articulados para participação. “Lá estaremos, mesmo sabendo que a equipe negocial do MGI não demonstrou o mínimo de respeito com as carreiras de C&T”, disse Fernando.

Amanhã, 15 de agosto, a ministra da C&T, Luciana Santos, estará em evento no Rio de Janeiro e o Fórum de C&T irá, mais uma vez, pressioná-la, para que defenda as carreiras pelas quais é responsável.

Traremos novas informações aos servidores após a reunião com o MGI.