Inicialmente um ato pacífico, ação da PM gerou confusão e agressão à vereadora Amélia Naomi
Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos convocou os trabalhadores da GM, em greve desde segunda-feira, para uma manifestação em frente à sede do sindicato.
Devido a grande quantidade de pessoas presentes ao ato, incluindo representantes de outros sindicatos da região, como o SindCT, a Polícia Militar foi acionada e compareceu com grande quantidade de viaturas. (veja fotos da manifestação no final da página)
Alguns PM se dirigiram ao local do ato e conduziram dois trabalhadores até as viaturas, estacionadas no final da rua. Ao perceber a movimentação, alguns manifestantes foram ao encontro dos policiais e iniciou uma grande discussão. No tumulto, a vereadora Amélia Naomi, que tentava impedir a prisão arbitrária dos manifestantes, foi empurrada e caiu no chão.
Veja o depoimento do advogado Toninho Ferreira:
Após a desistência da PM de conduzir manifestantes até a delegacia, o ato transcorreu tranquilamente.
Os trabalhadores da GM de São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São Caetano estão em greve desde segunda-feira, após a empresa demitir, por telegrama e sem comunicação ao sindicato da categoria, mais de mil trabalhadores, alegando queda nas vendas.
O SindCT se solidariza com os trabalhadores e demitidos da GM.