RAPIDINHA 9
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Site falso copia senha de servidores federais

Servidores públicos federais têm sido vítimas de golpes, através de um site falso, que copia dados do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal, o SIGAC.

O endereço correto para acesso ao SIGAC é https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login

Sempre fique atento ao link do endereço! Ele deve conter o final gov.br – qualquer site diferente disso pode ser um site falso, com um vírus para copiar seu login e senha.

O governo já identificou um site malicioso e solicitou a suspensão do endereço falso.

Caso tenha fornecido o CPF e senha em algum site ou aplicativo que não seja oficial (gov.br), efetue imediatamente a troca de sua senha do GOV.BR e do SIGAC/SIGEPE.

No caso de dúvidas, entre em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu Órgão ou com a Central de Atendimento SIPEC, pelo 0800 978 9009 ou https://www.gov.br/servidor/canais_atendimento/central-sipec


Servidores continuam recebendo cartas falsas

Servidores públicos continuam recebendo cartas de um suposto escritório de advocacia, solicitando que entrem em contato e efetuem o pagamento de custas processuais para realizarem o recebimento de uma ação.

Cuidado! É golpe!

Apesar de utilizarem nomes de advogados realmente cadastrados na OAB, trata-se de um golpe!

Não entrem em contato com os “advogados” indicados na carta e não realizem qualquer tipo de pagamento.

Em caso de dúvidas, procurem o departamento jurídico do SindCT: juridico2@sindct.org.br


Golpe no cartão de crédito

Cartões de crédito também são alvo fácil para golpistas.

Nessa pandemia, estão realizando um novo golpe, inserindo uma cobrança indevida no primeiro dia útil do cartão de crédito.

Imediatamente após a data de vencimento do cartão, um consumo indevido é debitado na fatura do novo mês em andamento. Como a fatura demorará a ser paga, muitas vezes não percebemos o débito indevido, ou seja, aquele que não é devido ao consumo do cliente, mas de um ladrão que rouba os dados do cartão via internet.

É muito importante acompanhar o consumo do cartão de crédito e da conta-corrente, via celular.

Ao notar uma cobrança indevida, entre em contato com a administradora do cartão de crédito para ser ressarcido.


Golpe no sistema de entrega por delivery

Com a pandemia, houve um aumento significativo nos pedidos de comida por delivery, principalmente via aplicativos de celular.

Golpistas também se aproveitaram desse novo sistema.

Algumas pessoas já foram vítimas de golpes, por entregadores que se infiltram nos sistemas de aplicativos de entrega e enganam as vítimas.

Veja como o novo golpe funciona:

Após realizar um pedido via aplicativo, um suposto funcionário do aplicativo telefona para a vítima, relatando que houve um problema. Esse funcionário informa os dados do pedido, que sempre estão corretos, e informa que será cobrada uma pequena taxa para a entrega. Geralmente o valor é baixo, em torno de 5 reais.

No momento da entrega, o entregador registra um valor a ser pago muito maior.

A modelo Yasmin Brunet foi uma das vítimas desse golpe. Na última terça-feira (dia 20), ela relatou, em suas redes sociais, ter perdido R$ 7.900 ao ser enganada por um suposto entregador. A compra, paga no cartão, era de R$ 77, mas o valor debitado foi cem vezes maior.

Segundo Yasmin, ela recebeu uma ligação de uma mulher, que se apresentou como funcionária do restaurante, dizendo que o motoboy responsável pela entrega sofrera um acidente. Com isso, um novo pedido seria enviado, após o cancelamento do original.

Yasmin contou que o entregador chegou muito rapidamente, dez minutos após o telefonema. Ela estranhou ele ter estacionado do outro lado da rua e não ter tirado o capacete.

De acordo com a modelo, o motoboy mostrou a tela do celular com o valor de R$ 77 e disse que o aparelho estava conectado à maquininha do cartão. No entanto, nada era exibido no visor do equipamento.

Mesmo assim, Yasmin confiou e digitou a senha. Ela relatou ainda que o homem falou que a transação não foi aceita e foi embora.

A modelo afirmou só ter percebido o golpe após entrar em contato com a operadora do cartão. Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, apesar de esse tipo de fraude não ser novidade, muitas pessoas ainda caem na lábia dos criminosos, que costumam alterar um detalhe ou outro da armadilha para enganar as vítimas com mais facilidade. Por isso, todo cuidado é pouco.

“Eles colocam uma cola no visor da máquina para o consumidor não identificar o valor, dizem que a tela está quebrada ou alegam que o equipamento está com problema na impressora, para não dar a via do comprovante da compra ao cliente”, alerta Coelho: — Em qualquer caso, a orientação é simples: não pagar a compra e entrar imediatamente em contato com a empresa para a qual fez o pedido.

Muitos consumidores ficam sem graça de conferir valores ou têm medo de parecerem “chatos” ao exigir comprovantes ou fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

“É aí que os criminosos ganham. A pessoa simplesmente confia. Mas o golpe existe. É preciso tomar cuidado”, diz o presidente do Procon-RJ.

Portanto, fique atento! Só pague uma compra após conferir o valor na máquina do cartão!

Com informações do Jornal Extra