Desde o governo Temer, a pesquisa científica no Brasil tem sofrido com falta de recursos humanos e financeiros. A EC 95 (Teto dos Gastos Públicos) tornou impossível a aplicação de novos investimentos na área. A situação se agrava com o governo Bolsonaro e sua proposta de Reforma Administrativa, uma verdadeira “pá de cal” jogada no serviço público. O atual governo tem o negacionismo como base ideológica e isso se reflete, na prática, em políticas de enfraquecimento das Instituições de Ciência e Tecnologia. Um exemplo é a enorme redução orçamentária para área, com corte de bolsas de pesquisa e ausência de concursos públicos, o que inviabiliza, a curto prazo, a existência de nossas instituições.
A aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32/20) significará rapina total do Estado brasileiro e o fim do Sistema de C&T, construído ao longo de décadas.
Para discutir esse grave cenário, o Fórum de C&T promoverá uma live na próxima terça-feira, 19/01, às 19h, que será transmitida nas redes sociais do Fórum de C&T e do SindCT: