Ontem, quinta-feira, agosto de 2025, vivemos um momento especial para a ciência e para as mulheres que a constroem todos os dias.
Aconteceu a Conferência Livre das Mulheres de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial, um encontro marcado por inspiração, troca de experiências e reafirmação da importância da presença feminina nesse campo tão estratégico.
O evento foi patrocinado pelo SindCT e contou com o apoio das quatro instituições que o sindicato representa: Agência Espacial Brasileira – AEB, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden — que gentilmente sediou a conferência.
A mesa de abertura reuniu lideranças comprometidas com a equidade de gênero e o fortalecimento da ciência:
- Sr. Fernando Moraes – Presidente do SindCT
- Dra. Regina Célia dos Santos Alvalá – Diretora do Cemaden
- Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro – Diretor do INPE
- Tenente-Coronel Intendente Luciana Franca Rosa Freitas – representando o Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert
- Sra. Edna Gomes Silva – Assessora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de São José dos Campos
- Dra. Aline Veloso – representando o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon
- Dra. Adriana Cursino Tomé – Coordenadora-Geral de Cooperação Multilateral do MCTI
- Dra. Regla Somoza – Diretora do SindCT e Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência
Em suas falas, todas e todos reforçaram a urgência de políticas que promovam a igualdade entre homens e mulheres no setor aeroespacial, lembrando que, ainda hoje, as mulheres representam menos de 30% da força de trabalho, e, entre mulheres negras, esse percentual é de apenas 10%, conforme destacou a diretora do SindCT, Regla Somoza.
A conferência foi aberta com a palestra da renomada cientista Thelma Krug, referência mundial em pesquisas sobre clima e florestas, com mais de duas décadas de atuação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, onde foi vice-presidente entre 2015 e 2023. Atualmente, preside o Comitê Diretor do Global Climate Observing System.
Com sensibilidade e firmeza, a Dra. Thelma apresentou o tema central “Mulheres na Ciência: Trajetórias, Barreiras e Resistências”, compartilhando desafios e conquistas de sua carreira. Sua história mostrou que, com paixão pela ciência e dedicação incansável, é possível abrir caminhos, ocupar posições de liderança e influenciar decisões que moldam o futuro do planeta.
Na sequência, o painel “Trajetória, Resistência e Futuro: Vozes Femininas na Ciência e Tecnologia” trouxe três eixos de debate:
- Trajetórias e sub-representatividade – com a Dra. Aline Bessa Veloso (AEB)
- Barreiras sistêmicas e desafios cotidianos – com a Dra. Priscila Ferreira (ITA-AEB)
- Resistência, luta e inovação para o futuro – com a Dra. Adriana Cursino Thomé (MCTI)
A moderação ficou a cargo da Dra. Maria Virgínia Alves, servidora do INPE há mais de 40 anos, que, além de sua contribuição à astrofísica, sempre esteve à frente de causas sociais.
Mais do que um encontro, esta Conferência foi um passo firme rumo a um futuro em que a ciência brasileira — e, especialmente, a ciência aeroespacial — seja cada vez mais diversa, inclusiva e representativa.














































