Nota de Repúdio ao governo Bolsonaro por mais um ataque ao INPE
Nota de Repúdio ao governo Bolsonaro por mais um ataque ao INPE

Nota de Repúdio ao governo Bolsonaro por mais um ataque ao INPE

O SindCT vem a público denunciar mais um ataque do governo Bolsonaro ao INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE.

Como de outras vezes, essa tentativa de excluir o INPE do monitoramento de queimadas e do desmatamento na AMAZÔNIA não foi por falta de competência de nosso instituto, mas por nosso trabalho sério e qualificado mostrar ao mundo verdades inconvenientes.

Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 2 de junho, o governo Bolsonaro decidiu criar uma “Câmara Consultiva Temática”, com membros dos Ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Defesa, Economia e Justiça, para decidir o que pode ou não ser enquadrado como desmatamento e incêndios florestais. A ideia é que esse grupo faça uma “qualificação” dos dados que são, há décadas, coletados pelo INPE.

Ocorre que essa câmara não inclui a participação de nenhum técnico do INPE, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, tampouco da própria pasta.

A comunidade científica nacional e no exterior se posiciona para denunciar mais este absurdo.

O SindCT se agrega a todas essas vozes para falar em alto e bom som: NÃO FICAREMOS CALADOS, NEM IMÓVEIS.

Conclamamos todos os servidores do INPE e a sociedade para que se manifestem em repúdio à tentativa de retirar competências de quem, nos seus mais de 60 anos de existência, só mostrou competência.

Já quem deveria agir, espernear, protestar e neste momento defender a instituição, prefere se manter em silêncio e no seu pusilânime conforto.