CAMPANHA SALARIAL E DE LUTAS 2022
ABERTURA DE MESA DE NEGOCIAÇÃO. PERDAS DE 65,93% EM 5 ANOS.
É hora de lutar, e isso vale para Servidores Federais, Bolsistas, Estagiários, Terceirizados. Todos em defesa da C&T e seus institutos.
É hora de servidores públicos, bolsistas, estagiários e terceirizados se unirem e apoiarem esta campanha que não é só por salário, mas também pela continuidade das instituições como INPE, DCTA, CEMADEN, AEB e outras pelo Brasil afora. O movimento é nacional e geral. Sem as instituições de C&T não tem mestrado, doutorado, estágio e etc…
As bolsas de C&T para os nossos bolsistas, pagas pelo governo federal, não têm reajuste há mais de 6 anos e o número de bolsas foi muito reduzido. Reduziu-se a verba do CNPq e CAPES.
Os recursos para a manutenção destas instituições foram drasticamente reduzidos, não tendo estas, às vezes, verba para mandar cortar a grama, tapar goteiras etc.
A abertura de concursos para preencher as muitas vagas abertas por aposentadorias e falecimentos parece não ser prioridade dos últimos governos, parecendo, e deve ser, uma ordem maior de destruir a ciência e tecnologia no Brasil.
Estamos sem concursos, sem verbas, sem contratações e, ultimamente, com ataques às instituições e seus trabalhos.
Como fazer ciência e tecnologia sem verbas, sem pessoal, sem salários dignos e ainda ser criticado pelo governo na figura de seu presidente? Para onde irão os bolsistas e os futuros interessados em fazer mestrado, doutorado e pós doc no Brasil? Com as instituições tratadas à míngua, como ter estagiários? E os terceirizados? Anos atrás, fazendo uma função de responsabilidade, um terceirizado recebia algo em torno de 4 mil reais; hoje recebe salário-mínimo e só.
Por isso, o SindCT conclama a todos, todos mesmo, a lutarem esta luta, a apoiarem aqueles que estão na linha de frente, e isso passa por pensar no fortalecimento das instituições de C&T, brigarmos por concursos, e por mais verbas. A hora é agora e temos que fazer pressão em cima deste governo, se assim podemos chamar de governo, para abrir negociação, onde nossa pauta nacional é longa e justa.
5 ANOS SEM REPOSIÇÃO DAS PERDAS INFLACIONÁRIAS.
No orçamento anual de 2022 tem 30 Bilhões separados para o “orçamento secreto”, que serve unicamente aos parlamentares que controlam bancadas de deputados e senadores e possam aplicar onde entenderem, sem divulgar e aplicar em seus “currais” eleitorais. Vergonhoso, e para isso tem muito dinheiro, para a C&T não tem.
Em tempo: dizer que não tem dinheiro é mentira. Paga-se aos bancos e rentistas internacionais, anualmente, mais de 50% do orçamento da união, hoje em mais de 2,3 TRILHÕES de Reais. Uma dívida que muitos duvidam que seja assim e a maioria questiona.
NO DIA 23 DE MARÇO A PARTIR DAS 07H30 DA MANHÃ HAVERÁ NOVO ATO NA PORTARIA DO INPE E PARALISAÇÃO NACIONAL.
O SindCT CONVOCA OS SERVIDORES, BOLSISTAS E ESTAGIÁRIOS A APOIAR ESTA MANIFESTAÇÃO.
COMPAREÇA.
A UNIÃO NOS DÁ FORÇA.