O programa de seleção do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) teve nove inscritos. O prazo de inscrições, que chegou a ser prorrogado, foi encerrado no domingo (5).
As candidaturas ainda serão homologadas pela comissão, responsável por fazer a seleção para a lista tríplice que será encaminhada ao ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O grupo é presidido por João Luiz Filgueiras de Azevedo, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que foi exonerado do cargo em abril. As identidades dos inscritos não foram divulgadas e só devem vir a público após a homologação.
Após a inscrição ser homologada, o currículo e as propostas são analisados. A etapa seguinte é a exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual com o comitê de busca – que poderá ser feita pela internet.
Posto
O cargo de diretor é ocupado interinamente por Darcton Policarpo Damião desde agosto. Darcton substituiu Ricardo Galvão, que deixou o posto após ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.
ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL