Programa de seleção do novo diretor do Inpe tem nove inscritos
Programa de seleção do novo diretor do Inpe tem nove inscritos

Programa de seleção do novo diretor do Inpe tem nove inscritos

O programa de seleção do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) teve nove inscritos. O prazo de inscrições, que chegou a ser prorrogado, foi encerrado no domingo (5).

As candidaturas ainda serão homologadas pela comissão, responsável por fazer a seleção para a lista tríplice que será encaminhada ao ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O grupo é presidido por João Luiz Filgueiras de Azevedo, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que foi exonerado do cargo em abril. As identidades dos inscritos não foram divulgadas e só devem vir a público após a homologação.

Após a inscrição ser homologada, o currículo e as propostas são analisados. A etapa seguinte é a exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual com o comitê de busca – que poderá ser feita pela internet.

Posto

O cargo de diretor é ocupado interinamente por Darcton Policarpo Damião desde agosto. Darcton substituiu Ricardo Galvão, que deixou o posto após ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL