Jornalista do SindCT cede direitos autorais de livro ao TSE
Jornalista do SindCT cede direitos autorais de livro ao TSE

Jornalista do SindCT cede direitos autorais de livro ao TSE

O livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, escrito pela jornalista Fernanda Soares Andrade e publicado pelo SindCT, foi lançado em julho de 2022 e agora, em janeiro de 2023, teve os direitos autorais oficialmente cedidos ao Tribunal Superior Eleitoral.

O livro foi redigido baseando-se unicamente em documentos do TSE e em depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da urna, como engenheiros e membros do TSE, o Ministro Gilmar Mendes, que já presidiu o TSE, e o Ministro Carlos Velloso, ex-presidente do TSE, em cuja gestão se implantou a urna eletrônica.

O SindCT tomou a iniciativa de contar essa história para mostrar a sociedade o quão importante é o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos e como os investimentos em pesquisa pública se transformam em benefícios para o país.

A urna eletrônica brasileira representa a aplicação da ciência em benefício da sociedade, da independência e da soberania nacionais.

Dentre os desenvolvedores da urna eletrônica, quatro servidores da nossa base tiveram papel fundamental:

Antônio Ésio Salgado – INPE

Mauro Hashioka – INPE

Oswaldo Catsumi – DCTA

Paulo Nakaya – INPE

Em julho de 2022, além do lançamento em São José dos Campos, o SindCT também promoveu o lançamento do livro na 74ª Reunião Anual da SBPC, ocorrida em Brasília. Na ocasião, a autora do livro e três diretores do SindCT foram recebidos pelo então presidente do TSE, Ministro Edson Fachin.

Foi durante essa audiência no TSE que a jornalista Fernanda ofereceu ao TSE os direitos autorais do livro, gratuitamente.

Da esquerda para direita, Acioli de Olivo, Fernanda Soares, Ministro Fachin, Fernando Morais e Sergio Rosim, na presidência do TSE – julho/2022

Sem esconder a emoção, em meio a tantos ataques e fake news que a Justiça Eleitoral sofria, o Ministro Fachin respondeu: esta é a maior contribuição que o país recebe hoje em defesa da democracia”.

Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, os trâmites para a cessão dos direitos autorais do livro foram finalizados e o documento foi assinado pela nossa jornalista. É um sentimento indescritível poder contribuir com o país e com a democracia. Nem posso imaginar o que sentem aqueles que trabalharam no desenvolvimento das urnas eletrônicas! Agora o livro é oficialmente do TSE. Estará disponível no site do TSE para download e poderão ser impressos mais exemplares, com informações atualizadas, e a história das urnas eletrônicas poderá chegar a mais brasileiros.”

O SindCT tem orgulho de fazer parte dessa contribuição ao país e dos servidores públicos que atuam para o desenvolvimento de um país melhor para todos.

O livro está disponível para download gratuito no site do SindCT