A importância do oxímetro durante a pandemia de Covid-19
A importância do oxímetro durante a pandemia de Covid-19

A importância do oxímetro durante a pandemia de Covid-19

Oxímetro é um aparelho utilizado para medir o nível de oxigênio (saturação de oxigênio) no sangue. É uma medida fácil e indolor de quanto oxigênio está sendo enviado para partes do corpo mais afastadas do coração, como braços e pernas.

Essa ferramenta não invasiva se conecta sem dor à ponta do dedo, enviando feixe de luz através do dedo para medir sua pulsação, ou seja, batimentos por segundo do seu coração (BPS) e quanto oxigênio há no seu sistema vascular.

Uma vez que o oxímetro termine sua avaliação, sua tela exibirá a porcentagem de oxigênio no sangue bombeado pelo seu coração, bem como sua pulsação atual.

Numa pessoa saudável, não fumante, com pleno funcionamento dos pulmões, o resultado da leitura de um oxímetro é igual ou maior que 95%.

Quando a saturação do oxigênio no sangue começa a cair, significa que algo errado com o organismo está acontecendo. No caso de contaminação por Covid-19, essa é uma informação que pode salvar vidas!

A queda do oxigênio no sangue não é percebida facilmente, como acontece com a febre, por exemplo. Quando o paciente começa a sentir sintomas pela baixa oxigenação, ele já está numa situação complicada, necessita de cuidados médicos com urgência e pode até não se recuperar.

É possível comprar oxímetros em farmácias e em sites na internet. O valor de um bom oxímetro varia entre R$ 120,00 e R$ 180,00.

O principal risco da oximetria é uma leitura falsa. A precisão dos oxímetros depende de um ajuste correto e pequenas alterações em seu posicionamento podem produzir uma leitura imprecisa. Por isso, ao adquirir um aparelho, verifique se o mesmo possui o selo do Inmetro e o mantenha sempre com pilhas novas.

Um pequeno aparelho pode ajudar a salvar sua vida!