Câmara entrega medalha de Mérito Ambiental ao cientista Carlos Nobre

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (6), o cientista Carlos Afonso Nobre recebeu a medalha Mérito Ambiental Chico Mendes. A honraria foi concedida após a aprovação do decreto legislativo 44/2023, de autoria da vereadora Dulce Rita (PSDB).

Professor e doutor, Carlos Nobre nasceu em 1951, é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e PhD em Meteorologia pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge (EUA). Ele é considerado um dos mais renomados meteorologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos do mundo. Tem sido influente mediador entre as ciências e o público leigo, falando publicamente sobre os problemas ambientais, alertando para os perigos do aquecimento global. É referência nacional na defesa do meio ambiente e da Amazônia.

O homenageado já recebeu dezenas honrarias nacionais e internacionais pelo seu trabalho científico, entre elas a Ordem do Mérito Científico e Medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico, ambos no Brasil, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Idealizadora da homenagem, a vereadora Dulce Rita se emocionou com a cerimônia e agradeceu ao cientista por ter aceitado a medalha. A vereadora afirmou que o prêmio é muito menor do que a importância do cientista para o país e para o mundo.

Natural de São Paulo, Carlos Nobre se mostrou honrado com a medalha e, contando parte da sua história de vida, afirmou que se considera um joseense, já que veio estudar no município ainda jovem. Fez ainda uma revelação de que, após passar por experiências ruins com o trote na Escola Politécnica da USP, acabou vindo estudar no ITA porque o pai gostou do campo de futebol do instituto. Desta forma, com uma curiosa decisão, se desenrolou uma das histórias mais bem-sucedidas do meio científico brasileiro.

O cientista também revelou que conheceu pessoalmente Chico Mendes, que dá nome à medalha entregue pela Câmara Municipal, e foi por inspiração do ativista que voltou seu trabalho para a defesa da Amazônia.

Durante a cerimônia, três vídeos foram exibidos, mostrando imagens da carreira do cientista e mensagens de familiares, amigos e admiradores.

Estiveram presentes para compor a Mesa da solene o Prof. Dr. Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi, reitor do ITA, Dr. Clezio Marcos Nardin, diretor do Inpe, Prof. Dr. Cesar Rogério Pucci, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus de São José dos Campos da Unesp e Regina Célia dos Santos Alvalá, diretora substituta do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Também participou da cerimônia a vereadora Amélia Naomi (PT).