Astrônomos acham sistema próximo de três superterras, uma na zona habitável
Astrônomos acham sistema próximo de três superterras, uma na zona habitável

Astrônomos acham sistema próximo de três superterras, uma na zona habitável

Uma descoberta feita com telescópios em solo revela um dos sistemas mais promissores para a futura busca por sinais de vida em planetas fora do Sistema Solar. A estrela anã vermelha GJ 887 tem um sistema multiplanetário, com possivelmente três mundos ao seu redor.

Os dois primeiros estão confirmados, e o terceiro ainda é um “candidato”, que depende de mais observações para ser totalmente confirmado. Todos os três têm porte de superterras, ou seja, planetas maiores que o nosso, mas menores que os gigantes gasosos do nosso Sistema Solar, e o terceiro deles está na zona habitável da estrela, região do sistema em que um planeta pode abrigar água líquida em sua superfície e, com isso, vida.

O achado foi feito com três meses de novas observações do Harps, espectrógrafo instalado no telescópio do ESO em La Silla, no Chile, e dados de arquivo colhidos por mais de 20 anos, pelo próprio Harps e por outros instrumentos e telescópios. Os planetas mais internos completam uma volta a cada 9,3 e 21,8 dias. O terceiro, ainda por confirmar, tem período orbital de cerca de 50 dias. E a estrela em si tem cerca de metade da massa do Sol.

Os resultados estão na última edição da revista Science, e o mais interessante da descoberta é que a estrela e seus planetas estão a apenas 11 anos-luz de distância, o que os tornam alvos acessíveis para o Telescópio Espacial James Webb, que a Nasa pretende lançar ao espaço, se não chover, até o fim de 2021. Com a descoberta, o sistema GJ 887 deve saltar para a frente da fila de observação, ao lado de outros alvos próximos como Proxima Centauri e Trappist-1.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor